A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o Procon do Paraná e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) firmaram nesta quinta-feira, 14, convênio que disponibiliza de forma gratuita a plataforma digital “Meu Bolso em Dia” de educação financeira e que pode prevenir e evitar o superendividamento dos consumidores paranaenses.
“As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se endividarem para além das suas condições de pagamento”, disse o secretário Santin Roveda.
Leia também
- Secretaria da Educação de Foz vai investir R$ 500 mil em vale-livros para alunos da rede municipal
- PF apreende 5,5 toneladas de produtos alimentícios contrabandeados em Foz do Iguaçu
A plataforma, construída com o Banco Central, traz aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.
Procon-PR – Entre os conteúdos se destacam o planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, além de informações que ajudam a entender e usar produtos e serviços bancários para diferentes perfis da população e faixas etárias.
O Procon-PR promoverá o uso da plataforma nos mutirões e canais de divulgação, e, em troca, terá acesso aos relatórios gerados pelo sistema, o que auxiliará traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas no Estado.
“É uma alegria para a Febraban firmar essa parceria, o Procon-PR é uma liderança nacional na defesa do consumidor, tem capilaridade e contato próximo com o cidadão, e para nós vai ser um parceiro estratégico para que possamos fazer uma atuação conjunta e coordenada para promover a educação financeira”, destacou Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania FInanceira e Relações com o Consumidor da Febraban.
Ferranebtas – A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, disse que este convênio complementa as iniciativas do poder público estadual e federal de renegociação de dívidas [https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Procon-PR-fez-5-mil-atendimentos-durante-mutirao-de-renegociacao-de-dividas] pois promove a prevenção ao superendivamento.
“O consumidor brasileiro não tem o hábito de organizar as suas contas, controlar os seus gastos de acordo com a sua renda, e isso acaba acabando criando situações difíceis que resultam em inadimplência e prejuízos”, afirmou.
A plataforma está disponível através deste link [https://plataforma.meubolsoemdia.com.br/], onde os consumidores poderão se cadastrar gratuitamente e traçar uma trilha de conhecimento específica com base nos dados sobre renda e consumo fornecidos pelos usuários.
A plataforma traz também o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.