Microempreendedores individuais movimentam a economia em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças e desafios, mas muitas pessoas viram na dificuldade uma chance para se reinventar. Com o desemprego crescente, uma grande parcela dos iguaçuenses decidiu abrir o próprio negócio. Com isso, o crescimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu cerca de 64% neste ano em Foz do Iguaçu. 

De acordo com a Casa do Empreendedor, no período de janeiro a agosto de 2020 foram realizadas 3.082 formalizações de MEIs em Foz. Para efeitos de comparação, de janeiro a novembro de 2019, foram 1.010 formalizações na cidade. Os prestadores de serviços são os que mais buscam atendimento para a regularização no município, como pedreiros, eletricistas, e cabeleireiros. 

“O aumento na procura pela formalização ocorreu por diversos fatores. Nós vimos muitas pessoas que perderam seu emprego e resolveram empreender. O aumento da fiscalização nas ruas também fez muitas empresas que estavam na informalidade procurarem a legalização”, explicou o diretor de empreendedorismo, Leandro Pereira. 

Graças aos novos empreendedores individuas, a economia de Foz caminha para um período de recuperação após inúmeras demissões e uma grande queda na oferta de empregos formais. A expectativa é de mais pessoas procurem formalizar seus negócios nos próximos meses. 

A abertura do MEI é um processo simples. Os interessados precisam apenas agendar um horário na Casa do Empreendedor e comparecer no dia e hora marcados, em posse de RG, CPF, título eleitoral e certidão de casamento. Caso faça declaração, o número do recibo do Imposto de Renda também deve ser apresentado, além dos comprovantes de endereço atualizado e certificado de formação do curso da área de atuação. Nome sujo não é impedimento para a abertura da empresa. 

“Oferecemos todo o auxílio, desde o planejamento e acompanhamento da formalização, até a emissão de nota. Tudo é organizado pela Casa do Empreendedor com o suporte necessário ao novo MEI”, destacou o diretor. 

Comércio varejista no Paraná caminha para recuperação 

Uma pesquisa feita pela Federação o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que dentro desse mesmo cenário presente em Foz, o Paraná tem apresentado uma boa recuperação no comércio de pequeno porte. O setor de varejo teve alta pelo terceiro mês consecutivo em todo o estado. 

Os setores que estão retomando o faturamento com maior intensidade nos últimos meses são materiais de construção, com aumento de 19,33% nas vendas; combustíveis (+13,65%), farmácias (+13,62%) e autopeças (+12,70%). Também tiveram bom desempenho os ramos de supermercados (+6,84%), óticas, e cine-foto-som (+4,85%).

Por: GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *