Ministério da Saúde do Paraguai começa neste final de semana com vacinação de idosos contra a Covid-19

WhatsApp
Facebook

Neste sábado, dia 10, e domingo, 11, será iniciada a vacinação de idosos que se encontram em asilos e casas de repouso, bem como de adultos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USF) com problemas de mobilidade.

O objetivo é culminar nestes dias com a vacinação de pessoas em lares e asilos. São 1.378 pessoas em 78 residências, informaram autoridades do Ministério da Saúde nesta sexta-feira à noite.

Já para os adultos cadastrados nas USF, o número sobe para 8.182 adultos segundo dados das Unidades de Saúde. Essa lista corresponde às pessoas que cada USF administra em nível de comunidade.

O diretor do Programa Ampliado de Imunizações (PAI), Héctor Castro, informou que a vacinação para esse setor será com as vacinas AstraZeneca, correspondentes ao lote enviado pelo Mecanismo Covax e as vacinas Covaxin, vindas da Índia.

Ele esclareceu que alguns países tomaram a decisão de não vacinar menores de 55 anos com o AstraZeneca devido a suspeitas de efeitos adversos. Enquanto não houver relatório oficial de organismos internacionais, o setor adulto com mais de 60 anos será vacinado com essas doses.

Brigadas de vacinação

A partir deste final de semana, serão mobilizadas 73 brigadas, tanto para asilos quanto para os lares de adultos incluídos no censo da USF, informou a vice-ministra de Vigilância em Saúde, Lidia Sosa.

Os funcionários terão um cartão e todas as brigadas serão acompanhadas por uma ambulância para antecipar qualquer situação de emergência que possa surgir, acrescentou.

No caso de vacinação domiciliar, será fornecido o apoio da equipe correspondente da USF e de telefones celulares da Secretaria Nacional de Emergências (SEN) para o transporte das vacinas.

Plano Nacional de Vacinação

Já para o restante dos adultos com mais de 60 anos, assim que a vacinação dos dois grupos que começa amanhã, sábado, a plataforma de cadastramento estiver habilitada.

O registro deve ser lançado na próxima semana, disse o vice-ministro Sosa.

Em relação à vacinação de brancos, o ministro da Saúde, Júlio Borba, pediu o cadastramento. Ele explicou ainda que aqueles que se cadastraram mas não puderam comparecer às datas marcadas por apresentarem sintomas de covid-19 ou estar em quarentena, a partir de segunda-feira terão uma nova nomeação no site do Ministério da Saúde.

O ministro informou que já foram vacinadas 46.801 pessoas, das 78.666 cadastradas na plataforma como agentes de saúde.

Para o pessoal da Saúde, já foram aplicadas as doses já chegadas, que correspondem ao Sputnik, à Sinovac da China e a parte da AstraZeneca. Na madrugada desta sexta-feira, 20.000 novas doses de Sputnik chegaram a ser aplicadas a 10.000 pessoas.

O ministro Borba também confirmou que o contrato já foi enviado à Índia para a compra de 2 milhões de doses. Enquanto isso, nas próximas semanas está prevista uma segunda remessa de 100 mil doses, parte das 200 mil doadas pelo governo do país asiático.

As informações são de Agência de Información Paraguaya

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *