Ministério da Saúde firma compromisso para contratação de novos médicos em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O Comando de Operações Especiais do Ministério da Saúde (COE-COVID) se comprometeu em auxiliar Foz do Iguaçu com a contratação de novos médicos para reforçar o sistema de saúde no combate à pandemia do Novo Coronavírus com a reabertura da Ponte Internacional da Amizade.

A decisão foi anunciada durante uma reunião, na tarde de ontem (20), onde participaram o coordenador do COE, Coronel Nivaldo Moura Filho, o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Durante o encontro, foi apresentado o Plano de Contingência para o enfrentamento da COVID-19 com a reabertura da Ponte da Amizade, que prevê o apoio do Ministério da Saúde no atendimento à população do país vizinho. “A coordenação do COE analisou o Plano de Contingência, e se comprometeu em aprovar as solicitações, entre elas é a questão de recursos humanos, em disponibilizar o banco de dados do Ministério da Saúde e auxiliar na contratação de profissionais médicos para Foz”, adiantou o vice-prefeito Nilton Bobato. “O processo levará mais alguns dias, porque o COE vai continuar analisando os itens do plano para definir como será todo este apoio”.

O Plano prevê a criação de 50 leitos de UTI no Hospital Municipal; ampliação da testagem com aquisição de insumos; reforço na estrutura do SAMU; novos equipamentos, como camas elétricas, monitores, ventiladores pulmonares, aparelhos de ultrassom, além da contratação de equipes, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Os números levam em consideração a média populacional de Alto Paraná (Paraguai), onde vivem cerca de 736 mil habitantes. Deste total, estima-se que 96 mil sejam brasileiros residentes no Departamento. Somados a população da Regional (430 mil habitantes), estima-se que 1,2 milhão de habitantes necessitem de cobertura hospitalar. O custo mensal desta nova estrutura seria de R$ 6,3 milhões, além de 7 milhões em investimentos (equipamentos e insumos).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *