A ministra do Turismo Daniela Carneiro visitou nesta quarta-feira (31 de maio) áreas federais de interesse turístico em Foz do Iguaçu. A agenda, acompanhada do presidente da Embratur Marcelo Freixo, incluiu sobrevoo de helicóptero sobre o Rio Monjolo, Prainha de Três Lagoas e Base Náutica, usina da Itaipu Binacional, Ilha de Acaray, Ponte Internacional da Amizade e o Marco das Três Fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina. Nesta quinta-feira (1º de junho), participa da assinatura da ordem de serviço do AcquaFoz e do Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo.
Informa o GDia que Daniela Carneiro e Marcelo Freixo e respectivas comitivas farão uma visita de dois dias em Foz do Iguaçu. Ontem participaram da abertura do Festival das Cataratas. O grupo foi recebido pelo secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, que acompanha as agendas para apresentar as propostas de potencialização do turismo do município. Logo pela manhã visitaram o Parque Nacional do Iguaçu.
Leia também
- Sistema com leitura facial no transporte coletivo de Foz deve estrear em 30 dias
- Inaugurações de áreas de esporte e lazer marcarão o mês de aniversário de Foz do Iguaçu
À tarde fizeram um sobrevoo de helicóptero pelas áreas federais de interesse turístico, que incluem o Parque Monjolo, Prainha de Três Lagoas/Base Náutica, Itaipu, Ilha Acaray, Ponte da Amizade e Marco das Três Fronteiras. De acordo com Alliana, o intuito foi apresentar as necessidades do município para a execução de projetos em áreas federais.
“Existe um projeto de turismo náutico já em estudo pelo Ministério do Turismo e queremos entender melhor para um melhor aproveitamento da base náutica. Também queremos apresentar os projetos para melhorias na Beira Rio e a ampliação de uma área da união no entorno do Marco das Três Fronteiras”, adiantou o secretário.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Turismo também acompanha a comitiva em uma visita à mesquita Omar Ibn Al-Khatab e a um almoço oferecido pelo centro islâmico local. O intuito é apresentar estudos sobre a transformação do bairro Jardim Central em um novo atrativo turístico. A agenda da ministra e do presidente da Embratur incluem ainda uma visita técnica e reunião na Itaipu Binacional.
Festival das Cataratas
A 18ª edição do Festival das Cataratas foi lançada ontem (31) em uma solenidade de abertura restrita a convidados no Recanto Cataratas Thermas & Resort. Na quinta-feira (1º de junho) e na sexta-feira (2), a programação continuará no Rafain Palace Hotel & Convention com uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios.
A área de exposição será montada em um espaço de 7 mil metros quadrados, com a presença de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros. A expectativa é reunir mais de 8 mil participantes.