A Itaipu Binacional realiza nesta quinta-feira (27), às 14h30, no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, a cerimônia de assinatura de cartas de interesse para projetos desenvolvidos pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental (NCS). O encontro contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, já confirmada.
A iniciativa marca a formalização de projetos elaborados ao longo do último ano pelos 21 núcleos que atuam no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
Esses grupos construíram, de forma conjunta, uma matriz de governabilidade que orientou a teoria da mudança adotada para definir prioridades e potencializar ações de impacto social e ambiental em seus territórios. A partir desse processo, cada núcleo estruturou propostas voltadas à captação de recursos e ao desenvolvimento local.
Leia também
O ato de assinatura integra o encontro que encerra as atividades dos NCS em 2025. Ao longo do ano, os participantes estiveram envolvidos em formações, oficinas, webinares e outras iniciativas que fortaleceram a capacidade de planejamento e execução de projetos socioambientais.
Estão confirmadas presenças de representantes de todos os núcleos, de autoridades do Governo Federal e da diretoria da Itaipu.
Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os Núcleos de Cooperação Socioambiental abrangem os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul.
A proposta é promover governança participativa por meio de espaços de escuta ativa, formação e articulação institucional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e estimular um futuro sustentável para as comunidades envolvidas.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


