Moradores de Foz podem ‘turistar’ de graça por Foz do Iguaçu, com transporte aos atrativos turísticos

WhatsApp
Facebook

Passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, foi na manhã deste sábado, 16

A partir de segunda-feira, 18, os moradores de Foz do Iguaçu poderão visitar atrativos turísticos da cidade de forma gratuita, inclusive com transporte. Basta fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone 156.

A oportunidade é do programa Foz Conhecendo Foz, que teve seu passeio inaugural na manhã deste sábado, 15, com destino às Cataratas do Iguaçu. A intenção é que a população tenha uma experiência nos atrativos da cidade – que tem o turismo como vocação natural – como a dos visitantes, com a condução de guias turísticos.

“O objetivo maior do Foz Conhecendo Foz é fomentar o turismo de Foz do Iguaçu e ajudar os profissionais do setor, que ficaram quase 10 meses sem ter como ganhar o pão de cada dia. E propiciar que a população conheça os pontos turísticos a custo zero”, ressaltou o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio.

Pelo Foz Conhecendo Foz, os moradores da cidade poderão ir às Cataratas do Iguaçu, Ecomuseu, Itaipu e Marco das Três Fronteiras. Ao agendar o passeio, será determinado data, horário e um ponto de encontro próximo ao local onde a pessoa reside, como uma escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs). O transporte será feito por vans conduzidas por transportadores turísticos ou escolares cadastrados no programa.

O líder comunitário do Jardim Nacional, Elizandro Marques da Rosa, participou do passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz. “Esse programa para Foz do Iguaçu será maravilhoso, porque ajuda a comunidade a visitar os lugares turísticos sem nenhum custo, com direito ao transporte, e ao pessoal da área de turismo, que todo mundo sabe que teve baixas com a pandemia.”

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Califórnia II, Jandir Oliveira, que também visitou as Cataratas neste sábado, disse que terá a missão de divulgar a ação no bairro, para incentivar a adesão dos moradores. Para a representante da Ocupação Bubas, Roseli Noeli dos Santos, o programa é muito importante para toda a população, em especial para os trabalhadores do setor.

Quase 300 profissionais beneficiados

Até o momento, estão cadastrados no Foz Conhecendo Foz 169 guias e 121 transportadores. As inscrições para o programa seguem abertas.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e partiu de uma proposta apresentada pela vereadora Anice Gazzaoui à Câmara Municipal, com apoio das categorias representativas, como a Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo (CootraFoz), Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu (Sinprovete); e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

A vereadora Anice Gazzaoui comentou que o programa partiu de um projeto de lei com o objetivo de fomentar o turismo na cidade e, ao mesmo tempo, atender os profissionais do setor que foram afetados pela pandemia. Segundo ela, o lançamento da iniciativa representa “a realização de um sonho”.

Destino seguro

O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, falou sobre outras ações que estão sendo planejadas para impulsionar a retomada da atividade turística de Foz do Iguaçu. “Queremos mostrar para todo o País que Foz do Iguaçu é uma cidade que vem cumprindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança dos visitantes contra o coronavírus”.

A intenção, segundo ele, é também criar outros pontos atrativos para os turistas, como na região central, a fim de movimentar a economia de todo o município. “Queremos ter mais espaços atrativos para criar renda e possibilitar que turista e população transitem juntos”, pontua.

Lançamento

O passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz contou com a presença do vice-prefeito de Foz, delegado Francisco Sampaio; do secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli; da vereadora Anice Gazzaoui; do diretor da Cataratas do Iguaçu S/A, Adelio Demeterko; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Yuri Benites; do presidente da CootraFoz, Vitalino Capeletto; do presidente do Sinprovete, Eudes Mauricio Guiotto; e do presidente da Liguia, Beto Silva.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *