Morre aos 86 anos Dobrandino Gustavo da Silva, ex-prefeito e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

O velório está previsto a partir das 21h desta quarta, em cerimônia aberta ao público na Câmara de Vereadores. O sepultamento será amanhã às 14h, no Cemitério do Jardim São Paulo

dobrandino da silva
Ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino da Silva (Foto: Arquivo pessoal)

O ex-prefeito e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, Dobrandino Gustavo da Silva, morreu aos 86 anos no início da tarde desta quarta-feira (24). Ele estava internado desde o fim de semana no Hospital Unimed, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

A morte foi confirmada pela família à Rádio Cultura. Cidadão Honorário, seu corpo será velado no plenário da Câmara Municipal o enterro será nesta quinta-feira (25).

Dobrandino da Silva tem uma longa trajetória na vida pública, primeiro como vereador, depois duas vezes prefeito e ainda cumpriu três mandatos como deputado estadual. Ele enfrentava complicações de saúde relacionadas à diabetes, entre elas insuficiência renal.

O velório está previsto a partir das 21h desta quarta, em cerimônia aberta ao público. O sepultamento está marcado às 14h de amanhã, no Cemitério do Jardim São Paulo.

Trajetória política

Nascido em 6 de dezembro de 1938, em Treze de Maio (SC), Dobrandino se mudou para o Paraná em 1957 e fixou residência em Foz do Iguaçu em 1975, onde construiu uma das carreiras políticas mais emblemáticas da região.

Durante o regime militar, foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na região Oeste do Paraná, ao lado do irmão Altair Ferraz da Silva, o “Zizo” (em memória). 

Atuou em movimentos importantes como as Diretas Já e o Movimento Contra a Carestia. Em 1982, foi eleito vereador. Três anos depois, em 1985, entrou para a história ao se tornar o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu eleito por voto direto após o fim da ditadura, com 19.129 votos. 

Leia também

Morre em Foz do Iguaçu o artista plástico e ex-presidente do Comus, Dilson Paulo Alves

Em 1990, foi eleito deputado estadual com mais de 25 mil votos e, em 1992, retornou ao cargo de prefeito com expressiva votação de 42.584 votos, permanecendo até 1996.

Ele também foi eleito deputado estadual em 2002 e 2006, totalizando três mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná.

Seu legado inclui importantes obras de infraestrutura e saneamento básico em Foz do Iguaçu, além da regularização fundiária em bairros populosos como Morumbi (antigo São Francisco) e Porto Meira.

Sua atuação foi reconhecida em 2022 com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, concedido pela Câmara Municipal.

Legado familiar

A trajetória política de Dobrandino também foi seguida por seu filho, Sâmis da Silva, que governou Foz do Iguaçu entre 2001 e 2004.

O município, sua população e moradores das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná se despedem de uma figura histórica, que marcou décadas da vida pública iguaçuense com forte atuação em defesa da democracia e do desenvolvimento regional.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz