Para ficar de olho A Gazeta do Povo fez um apanhado do que rolou no primeiro semestre e o que pode rolar no segundo semestre em Brasília. O alerta é para os paranaenses ficarem de olho. “O Paraná fechou o primeiro semestre de 2019 tendo conseguido resolver algumas pendências do estado em Brasília. O principal avanço foi em relação ao acordo da União com o governo do estado sobre a nova licitação das rodovias do Anel de Integração”, informa o jornal.
Olho II Os temas listados, que envolvem o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, não foram resolvidos e ficaram, se tudo der certo, para agora.
Olho III A relação inclui a Reforma da Previdência, que deve render ainda no Senado; O pagamento das compensações relativas às perdas de receitas ocasionadas pela Lei Kandir; Na área de infraestrutura estão, além do acordo para nova licitação do Anel de Integração, as concessões de aeroportos arquitetadas ainda no governo de Michel Temer e avançaram em outros aspectos, como a ampliação da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu.
Vem cá! A CPI da JMK realiza nesta quarta (14), a partir das 9h, mais uma sessão de interrogatórios. Desta vez, segundo o presidente, Soldado Fruet, serão ouvidos três ex-diretores do Departamento de Gestão de Transporte Oficial (DETO), responsável pela frota do Governo do Estado. Entre os intimados estão Ernani Augusto Delicato e João Maria dos Santos, além do atual titular do cargo, Marco Antônio Ramos.
Homenagem O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pelo projeto da Orla do Guaíba Moacyr Scliar em Porto Alegre (RS), recebeu sexta (9), o Troféu Câmara Municipal, proposto pelo vereador Valter Nagelstein (MDB) que destacou o fato de o parlamento se enfeitar para receber o homenageado, considerado um dos principais homens públicos do Brasil.
Mercado … Em 4 anos, 10,5 milhões de trabalhadores estarão inseridos ao mercado tecnológico. É o que aponta levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) sobre as profissões ligadas à tecnologia, nos próximos cinco anos.
… tecnológico No período, ocupações que têm a tecnologia como base não só motivarão a abertura de novos postos de trabalho como exigirão a requalificação de parte da mão de obra hoje disponível.
Punk Conta o Blog do Tupan que o número elevado de pré-candidatos em Curitiba é sinal de que a eleição de 2020 será a mais punk da história, com previsões de denúncias em piscina de hotel, em sauna, em conversa de bastidor e com aliado. “Com depoimentos para chocar o eleitor desavisado e provocar uma onda de mudança”, diz.
Punk II Alguns pré-candidatos já estão levantando a vida dos favoritos à prefeitura da capital paranaense e pelo menos um calouro da disputa, se diz chocado com o que descobriu com uma simples varredura entre amigos em comum. Será que apenas Curitiba será privilegiada com uma campanha punk?
Ronildo Pimentel
Editor