Segundo o Codeleste, 80% dos postos de trabalho na cidade paraguaia foram restabelecidos após a reabertura de Ponte Internacional da Amizade, que liga o país ao Brasil, em Foz do Iguaçu.
O movimento de brasileiros em Ciudad del Este, no Paraguai, aumentou nas últimas semanas por causa das compras de fim de ano. O município liga o país ao Brasil, por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Conforme o Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (Codeleste), após a reabertura da Ponte Internacional da Amizade em outubro, cerca de 80% dos postos de trabalho foram restabelecidos no município até esta quarta-feira (23).
A fronteira ficou fechada por quase sete meses e isso impactou significativamente na economia de Ciudad del Este, que depende do turismo de compras. Com a liberação da ponte, cerca de 80% das lojas reabriram no município.
“Após a abertura da fronteira tivemos uma receptividade muito boa de clientes brasileiros. Hoje estimamos que estamos com 60% a 70% do movimento de um ano normal”, disse o empresário Jorbel Griebeler.
Na véspera de Natal, quinta-feira (24), o comércio de Ciudad del Este funcionará até às 16h. Para atrair os turistas, os lojistas fazem promoções e congelam a cotação do dólar um pouco abaixo do valor do dia.
Segundo os lojistas, os produtos mais procurados nesse fim de ano têm sido celulares, videogames, perfumes, bebidas e brinquedos.
Continue lendo em: G1