Acompanhe os números de ingressos e perfil dos visitantes nas Cataratas do Iguaçu, Complexo Turístico da Itaipu e outros pontos turísticos do destino
A movimentação de turistas nos dias do feriado prolongado de Semana Santa e da Páscoa no domingo (9) em Foz do Iguaçu superaram a expectativa para o período. No Parque Nacional do Iguaçu, o destaque foi a boa presença de estrangeiros, que somaram 48% daqueles que foram até as Cataratas do Iguaçu. O Complexo Turístico da Itaipu também registrou ingressos de turistas internacionais.
Destaca o GDia que o desempenho dos atrativos turístico também garantiu boa ocupação da rede hoteleira que divulgou com reserva de até 84% dos leitos no feriado prolongado, segundo levantamento do Sindicato de Hotéis (SindiHotéis). “O turismo em alta é sinal de que a economia de Foz do Iguaçu está pujante, vigorosa e reflete na geração de emprego e oportunidades para nossa população”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro (PSD), que comemorou a volta dos turistas estrangeiros. “Uma ótima notícia”.
Leia também
- “O clima não é só de retomada, mas de crescimento”, diz Alliana sobre turismo de Foz
- Foz Cataratas vence o Praia na estreia, em casa, pela Liga Nacional
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 25.599 visitantes nos três dias do feriadão de Páscoa, com maior visitação na sexta-feira, com 11.090 turistas. O desempenho superou em 10% os números de 2022, com 23.106 ingressos. Comparando com o de 2019, ano da visitação histórica e período anterior à pandemia, o parque recuperou 83% daquele ano, quando 30.547 visitantes estiveram na unidade de conservação.
Perfil
Turistas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal visitaram o parque. Os brasileiros representaram 52% do total de visitação. O movimento foi liderado pelo Paraná, seguido de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Goiás e Rio Grande do Norte.
Os estrangeiros também tiveram um significativo volume no feriadão. Estiveram na unidade mais de 12 mil pessoas de 55 nacionalidades. Os países que mais visitaram, após o Brasil, foram: Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Colômbia, Chile, México, Peru, Bolívia e China.
A experiência do passeio conquistou a mineira Sandra Gomes. “Lugar maravilhoso, uma verdadeira obra de arte que transmite uma paz incrível para quem está precisando renovar as energias. Recomendo muito, visita organizada e com ótima estrutura”. O paulista Gaspar Vieira visitou e pretende voltar. “Espetacular, experiência única. O passeio lindo e organizado”.
A cearense Geralda Macedo também se apaixonou. “Simplesmente magnífico, um lugar que deve ser visitado mais vezes na vida”.
Mais visitação
O Complexo Turístico da Itaipu, série de atrativos próximos e na represa da usina, recebeu 5.388 visitantes nos três dias do feriado prolongado. A vista Panorâmica, que permite contemplar toda a exuberância da barragem, liderou a preferência dos visitantes, com mais de 3,6 mil ingressos. A experiência no lado brasileiro da binacional também atraiu visitantes estrangeiros da Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Israel, Alemanha, China, Estados Unidos e França em destaque.
O local mais charmoso de Foz do Iguaçu, o Marco das 3 Fronteiras, recebeu 6.421 visitantes no feriado prolongado. O dia de maior movimento foi na sexta-feira, quando 3.062 pessoas passaram pelo atrativo.
A movimentação também foi alta nos demais atrativos de Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves com 1,5 mil animais de 140 espécies diferentes de aves, répteis e mamíferos e os complexos do Movie Cars que reúne veículos ícones do cinema e o espetáculo de águas Water Show e do Dreams Park Show com Museu de Cera, Parque dos Dinossauros, Falcoaria e Motor Show, todos próximos ao portão do Parque Nacional do Iguaçu.