O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), divulgou um levantamento que aponta a presença das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) em Foz do Iguaçu. A pesquisa também identificou outras organizações atuando em diversas regiões do estado.
O relatório destaca que o PCC possui o maior número de integrantes no Paraná, com forte influência no Norte do estado, além de atuação em cidades da fronteira, como Foz do Iguaçu. Por sua vez, o Comando Vermelho expandiu sua atuação a partir do litoral, alcançando o Oeste do estado, incluindo Palotina e Foz do Iguaçu, intensificando a disputa territorial no tráfico de drogas.
A presença dessas facções na tríplice fronteira preocupa as autoridades devido à posição estratégica da cidade, marcada pelo intenso fluxo de mercadorias e pessoas. O MP-PR observa que essa disputa entre facções está diretamente relacionada ao aumento de homicídios em áreas de conflito.
Leia também
Foz do Iguaçu ocupa o 3º lugar no Paraná em mortes durante confrontos policiais
Além do PCC e do CV, outras facções, como a Máfia Paranaense, Cartel do Sul, Facção Ferro Velho e Primeiro Grupo Catarinense, também foram identificadas em atuação no estado, embora em menor escala.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, afirmou que o mapeamento serve como base para intensificar as ações das forças policiais. “Temos todo o trabalho da inteligência integrada entre as polícias, em especial a Polícia Militar, Civil e Penal. Atuamos de forma intensiva com tropas especiais nas áreas mais críticas para que crimes não aconteçam”, destacou.
O MP-PR reforça a importância de ações integradas e contínuas para combater o avanço do crime organizado no estado e garantir a segurança da população.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz