Mudança do nome de Ponte da Integração atendeu pedido da comunidade israelita, diz deputado

WhatsApp
Facebook
Nova ponte vai unir Foz do Iguaçu (Brasil) a Preesidente Franco, no Paraguai (Foto: Arquivo/Itaipu Binacional)

A mudança na denominação da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, para Ponte Jaime Lerner, atende pedido uma solicitação comunidade israelita. A informação é do autor da proposta, deputado federal Evandro Roman (Patriotas-PR).

A iniciativa, que teve aprovado o regime de urgência na última semana, gerou polêmica em Foz do Iguaçu (AQUI para relembrar). Lideranças reclamaram da falta de diálogo sobre o tema (AQUI para relembrar).

“Primeiramente, Jaime Lerner foi também governador do Paraná e era um cidadão comum em todas as cidades. Tem suas obras registradas no mundo inteiro. Teve seus acertos e erros como todos os humanos tem”, disse Roman em entrevista ao Airton José, do Jornal da Cultura da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu.

“A sugestão de mudança do nome de Integração é por que Jaime Lerner sempre trabalhou como integrador entre os povos. E esta solicitação chegou vindo direta da comunidade israelita do Brasil, da comunidade judaíca do Paraná, para que pudéssemos prestar esta homenagem”.

“Em nenhum momento foi querer afrontar, simplesmente fizemos uma apresentação, que teve aprovação dos líderes. Se não for aceito ou for (pelos demais deputados), tudo bem”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Rádio Cultura

AQUI para ouvir a entrevista a partir das duas horas e 15 minutos

A ponte

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina.

Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

A ponte está sendo construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco.

A estrutura custará cerca de R$ 323 milhões, com recursos totalmente financiados pela margem brasileira da Itaipu Binacional.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *