Mais de 115 toneladas de lixo foram coletadas durante o mutirão de combate à dengue em Foz do Iguaçu, que aconteceu na região do Morumbi III durante os dias 11 a 16 de março. A ação também contou com a vistoria de mais de 3.700 imóveis e a remoção de 613 criadouros do mosquito.
Além dos serviços de orientação à população, instalação de caçambas e a limpeza de de pontos de bota-fora, a equipe de Educação Ambiental da prefeitura promoveu uma palestra com atividades lúdicas sobre a importância do descarte correto do lixo e o comportamento do Aedes aegypti na Escola João XXIII, conscientizando as crianças, que são importantes agentes de transformação dentro da família.
Leia também
A força-tarefa envolveu mais de 150 servidores das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Fazenda e Obras, além do apoio das lideranças comunitárias, que concluíram o quarto mutirão de combate à dengue neste ano. Os outros três ocorrem nas regiões de Três Lagoas, Jd. São Paulo e Bubas.
A intensificação dos trabalhos visa enfrentar a epidemia da doença. De acordo com último boletim da dengue, Foz soma 11.147 notificações e 1.396 casos confirmados, sendo que 25% dos registros pertencem a moradores da região Leste, na grande Morumbi, que divide o ranking com a região Norte, na Vila C.
A fiscalização também está sendo intensificada pela Secretaria da Fazenda. Proprietários de terrenos sujos ou com focos do Aedes aegypti são autuados imediatamente, ou seja, sem a notificação prévia, com multas que podem variar de R$ 111,87 a 11.187,00 (de 1 a 100 Unidades Fiscais de Foz do Iguaçu – UFFI).
Campanha
A região do Morumbi III foi a escolhida pelo Município para receber a campanha ‘Primeiras-damas do Paraná Unidas Contra a Dengue’, uma estratégia idealizada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa e que se repetiu em diversos municípios do estado ao longo da última semana.