O Centro de Especialidades Médicas (CEM) Nossa Senhora Aparecida (antigo Poliambulatório), recebeu centenas de mulheres para a realização das ecografias mamárias, exames complementares à mamografia, neste final de semana. O secretário de saúde, Nilton Bobato, acompanhou a ação no sábado (19).
Além das ecografias mamárias, vários pacientes também realizaram ultrassonografia abdominal e a transvaginal. “São ações estratégicas para atender a demanda dos pacientes na rede. Chegamos a zerar a ultrassonografia obstétrica e abdominal, e estamos avançando com a transvaginal e a mamária”, explicou Bobato.
As prioridades clínicas e a demanda reprimida têm foco central no processo de agendamento pela SMSA. Eliane dos Santos estava acompanhando a filha Amanda para a realização do exame. Enquanto aguardava, Eliane contou como foi o atendimento desde que buscou a rede de atenção básica.
“Faz uns vinte dias que ela consultou na UBS do Jardim São Paulo, quando o médico solicitou o exame, e agora já fomos chamadas, foi bem rápido. E todo o atendimento, desde o posto até agora, tem sido excelente”, comentou Eliane.
Dona Dalva Pouche, conselheira do idoso, aguardava para fazer a ultrassonografia abdominal. “O atendimento está ótimo, fui muito bem atendida desde o primeiro momento, o sistema está funcionando”, expressou.
A nova campanha estratégica para exames preventivos e de diagnóstico voltados à saúde da mulher deve alcançar mais de mil mulheres. A ação teve início na última quinta-feira (17) e segue até o dia 26 de outubro.