Na Olimpíada do Futuro, prefeito de Foz destaca importância da pesquisa para o desenvolvimento das cidades

WhatsApp
Facebook

Chico Brasileiro participou do encontro, em que estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina elaboram projetos pautados pela Agenda 2030 da ONU

Na sexta-feira (03), o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro participou da etapa final da terceira edição das Olimpíadas do Futuro – Sapientia, que acontece na cidade desde o dia 1º de dezembro, no Mabu Interludium Iguassu Convention. O evento que reúne estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina.

O prefeito destacou a importância dos investimentos em pesquisa para o desenvolvimento das cidades. “A pesquisa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das cidades. Em situações de extrema fragilidade, como na pandemia da Covid-19, através da ciência foram desenvolvidos de forma célere os imunizantes para frear a onda de contaminações. Além disso, por meio da pesquisa também encontraremos mecanismos que ajudarão as cidades a se desenvolverem com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comentou o prefeito.

Ainda durante o evento, o prefeito municipal conversou com alunos, professores e idealizadores da Olimpíada do Futuro sobre a viabilidade de colocar em prática os projetos elaborados em Foz do Iguaçu, a exemplo, de um protótipo de calçada com impermeabilidade fabricada com borracha, sisal e outros componentes.

Olimpíada do Futuro

Promovida pelo Instituto Vertere, a Olimpíada do Futuro é a primeira olimpíada a fomentar a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade civil do nosso país. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta. Os temas são pautados pela Agenda 2030 da ONU.

A olimpíada aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo.

As provas propõem uma abordagem transdisciplinar do conhecimento, buscando conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina & Saúde e STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *