Cabeza News convida o leitor à conhecer o principal centro de abastecimento da capital imperial da cultura inca
Se você é daqueles turistas que desejam “experimentar” ao máximo tudo o que uma região ou destino oferecem e está de passagem pelo Peru, então se liga neste textão.
Em Cusco, o Mercado San Pedro concentra o maior festival de cores, aromas e sabores característicos desta região do país, em meio a Cordilheira dos Andes.
Em janeiro de 2018, o Cabeza News mergulhou literalmente no principal centro de abastecimento de Cusco, a capital imperial da cultura inca peruana.
O Mercado San Pedro, construído em 1925 por Gustavo Eiffel, é o mais antigo de Custo e está localizado perto da Plaza de Armas, em frente a uma estação de trem.
Andar pelos corredores em meio às gôndolas, varais e todo tipo de mostruário, é uma experiência marcante que coloca o visitante frente a frente com os costumes e o cotidiano dos povos andinos.
Neste lugar se concentram muitas tradições, cores, sabores e aromas, e é possível encontrar todos os produtos frescos típicos da região.
Leia também
- #NaEstrada: No Chile, Puerto Varas é tesouro escondido pelo vulcão Osorno
- Na Estrada: de Foz do Iguaçu a Montevidéu
Se você está por Custo, não deixe de conhecer de perto carnes de animais típicos da cordilheira como a alpaca e o cuy, roedor conhecido no Brasil como “Porquinho da Índia”.
Na parte de aromas e sabores impossível não se deliciar com queijos, cafés, chocolates, frutos secos, flores, artesanato e o pão Oropesa, o “Chuta”, em formato de pão sírio, só que mais grosso.
A região peruana da Cordilheira dos Andes é a origem da batata, tubérculo domesticado há mais de 8 mil anos e que hoje concentra aproximadamente 4 mil espécies.
Outro detalhe que salta aos olhos do visitante é a quantidade e a variedade de espigas de milho nos mostruários, já que a região cusquenha concentra mais de 50 tipos do grão.
Uma das curiosidades é o milho preto, próprio para fazer “chicha morada”, coquetel de coloração roxa escuta e que pode conter álcool em sua composição.
Depois de percorrer o interior, a dica do portal é dar uma olhada mais de perto nos fundos do mercado, em meio a lojas de roupas e brechós populares, mulheres vendendo sobre a calçada ervas preparadas ou in natura de variedades diversas, incluindo folhas de coca, que integra a cultura dos povos originais.
Enfim, conhecer Cusco depois de visitar o Mercado San Pedro, é uma experiência que te dá outras perspectivas sobre a cultura peruana.