São várias as atrações previstas para o Gramadão da Vila A, incluindo balonismo. No domingo, haverá a 12ª Maratona Internacional de Foz, com percurso parcial na usina de Itaipu
Se, no litoral do Paraná, o balonismo na abertura dos Jogos de Aventura e Natureza proporcionou um espetáculo visual incrível, a expectativa é que nos céus do Gramadão de Itaipu, na Vila A, em Foz do Iguaçu, um dos cenários mais lindos de pôr do sol do Brasil, o show de imagens coloridas seja um atrativo especial na tarde de sábado (28). Leve sua máquina fotográfica e celular, porque uma selfie ou um registro panorâmico desses não dá para perder.
No Gramadão, a programação começa às 16 horas com banda, balonismo e atrações para toda a família. No domingo (29), haverá a 12ª Maratona Internacional de Foz, organizada pela Fecomércio Paraná, Sesc Paraná e Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio da hidrelétrica.
A Maratona Internacional deve reunir mais de 4 mil atletas. Ao menos 2 mil pessoas partirão da Itaipu, onde ocorre a largada da prova para quem for cumprir o percurso completo da maratona individual (42.195 metros) e para a primeira etapa das duplas de revezamento.
A partida será no Mirante do Vertedouro, com trajeto de 5,5 km até a Barreira de Controle. Na usina, o evento não será aberto ao público, que poderá acompanhar a chegada dos atletas no Parque Nacional do Iguaçu.
Abertura dos Jogos
A Maratona faz parte dos Jogos da Natureza, promovidos pelo Governo do Paraná com patrocínio da Itaipu Binacional. O evento de abertura no Gramadão, neste sábado, terá a presença do vice-governador Darci Piana; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; e do superintendente de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, entre outras autoridades.
As competições prosseguem até 6 de outubro em Foz, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Diamante do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.
Shows no Gramadão
O show de Sandami e A Banda que Voa é um espetáculo que mistura música e circo a 40 metros de altura. Também haverá outras atividades, como balonismo e parede de escalada. São atrações gratuitas e abertas ao público em geral.
“A escolha do Gramadão da Vila A para abrir a etapa lindeira da temporada dos Jogos de Aventura valoriza um local que já costuma ser a ‘praia do iguaçuense’. Queremos cada vez mais tornar esse atrativo um ponto de encontro de todas as famílias de Foz”, disse o general Silva e Luna.
E completa: “Nossa cidade merece receber espetáculos desse porte, que ajudam a consolidar ainda mais nosso destino turístico como um dos melhores do País, seja para nossa gente ou para os turistas que passam por aqui”.
Para o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, “investir no esporte e no turismo é uma forma de gerar riquezas e qualidade de vida para a nossa população”.
De formato inédito no Brasil, os Jogos de Aventura e Natureza foram criados neste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para ajudar a movimentar a economia paranaense, fomentando o esporte e o turismo ao mesmo tempo. Ao todo, os Jogos reúnem 29 modalidades e passam por 26 municípios entre agosto e dezembro.
Categorias
Os jogos englobam três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, algumas com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas.
Nesta fase dos lindeiros serão disputadas as modalidades de canoagem de velocidade, corrida de aventura, vôlei de praia, canoagem slalom, paraquedismo, vela, skate, beach soccer, handebol de areia, pesca, futevôlei, corrida rústica, além da própria Maratona Internacional de Foz.
Programação
Sábado (28.09)
8h – Corrida de Aventura (Balneário – Santa Helena) – Competição
9h – Canoagem Velocidade (Praia – Santa Terezinha do Itaipu) – Competição
10h – Futebol das Estrelas (Terminal Turístico Ipiranga – São Miguel do Iguaçu) – Apresentação
15h – Mountain Bike (Ginásio Coração Amigo – Diamante do Oeste) – Participação
16h – Futebol da Estrelas (Estádio Municipal – Itaipulândia) – Apresentação
16h – Abertura: Show da banda que voa e balonismo no Gramadão da Vila A, em Foz
Domingo (29.09)
6h – Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (largada na Itaipu Binacional) – Competição
9h – Canoagem Velocidade (Praia – Santa Terezinha do Itaipu) – Competição
9h – Mountain Bike (Balneário – Santa Helena) – Participação
10h – Futebol das Estrelas (Estádio Municipal – Santa Helena) – Apresentação
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Fotos: Denis Ferreira Neto/AEN (balões) e Patrícia Iunovich (entardecer no Gramadão)