Uma operação que apura crimes de violência contra a mulher prendeu 26 pessoas, nesta segunda-feira (8). As ações foram conduzidas pela Polícia Civil do Paraná em 15 cidades do estado.
Ao todo, foram apuradas 204 denúncias, que resultaram na instauração de 91 inquéritos policiais, para investigação de crimes de violência doméstica. Outros 13 mandados de busca e apreensão de bens e documentos, foram cumpridos, para colher provas que devem auxiliar nas apurações. As ações são um desdobramento da Operação Resguardo, que teve início em janeiro deste ano.
Para o chefe da operação, delegado Alexandre Macorin, as ações têm um efeito pedagógico aos agressores. Desde o início do ano, mais de 400 pessoas foram presas no Paraná, em casos de violência contra a mulher.
Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, em dois meses foram registradas mais de 1500 denúncias, 1.312 inquéritos policiais foram instaurados e 36 mandados de prisão foram expedidos. 431 agressores foram presos. Desde o início da operação, mais 4 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica no Paraná.
Para o delegado, os números são reflexo de uma atenção maior dos órgãos do Estado, em relação à violência contra a mulher. Ele comenta que a Polícia Civil tem buscado melhorias nos atendimentos, para incentivar a mulher a formalizar a denúncia.
A vítima de violência contra a mulher pode formalizar sua denúncia em qualquer delegacia da Polícia Civil do Paraná, ou registrar um Boletim de Ocorrência online contra o agressor.
A denúncia pode ser feita, ainda, pelos telefones 180 e 181. Em situações de emergência, a recomendação é que a vítima acione a Polícia Militar, pelo telefone 190.
veja mais em Band News FM