O Norte Pioneiro é a única região do Paraná a participar do projeto “Adote uma Microtorrefação”, que busca recursos para aquisição de cafés especiais por pequenas empresas do setor e garantir a comercialização da safra de 2020 que começa neste mês. O produto da região tem o selo de origem de IG (Indicação Geográfica), que consolida e promove os melhores cafés especiais do Brasil. A campanha do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) acontece em todo o Brasil.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 14, Dia do Café, a importância da cultura que cada vez mais ganha admiradores, incentiva a economia e gera milhares de empregos diretos e indiretos. “O café do Norte Pioneiro é considerado uma das melhores bebidas no Brasil e conquista mercado também em outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Paraná conquista espaço entre grandes produtores renomados, o que mostra que a bebida produzida no Norte Pioneiro tem qualidade e competitividade nacional”, aponta.
Cadeia produtiva — A inserção do café do Norte Pioneiro na cadeia produtiva nacional, diz Romanelli, mostra a qualidade da produção regional e o compromisso dos produtores com o aperfeiçoamento do cultivo da planta. Cidades como Congonhinhas, Ribeirão do Pinhal, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Carlópolis, dentre outras da região, comumente estão entre finalistas do concurso Café Qualidade do Paraná e Brasil.
Romanelli reafirma que o Norte Pioneiro contribui para que o Brasil seja considerado hoje o maior produtor de cafés especiais do mundo. “O selo de origem de indicação geográfica atesta que o café do Norte Pioneiro é de alta qualidade e facilita com que o produto chegue até as pequenas torrefações e clientes que apreciam a bebida, em vários estados brasileiros”, explica o deputado.
O deputado destaca ainda o apoio do Sebrae/PR, que atua não apenas na divulgação do produto, como também na orientação e consultoria para que os produtores melhorem a qualidade a cada nova safra. Para isso, baristas e mestres de torra visitam fazendas e participam da escolha das variedades de cafés, assim como dos processos de colheita e pós-colheita, e dão feedback aos produtores sobre a reação dos consumidores para cada produto.
Para Odemir Capello, consultor do Sebrae, a divulgação dos cafés especiais do Norte Pioneiro deve resultar numa melhora da remuneração dos produtores e trará mais visibilidade para as IG no Brasil todo. As vendas para cafeterias cresceram no último ano e, atualmente, o café especial do Norte Pioneiro do Paraná já pode ser degustado em várias partes do Brasil. Com previsão de boa safra e demanda crescente, produtores estão otimistas com as vendas.