No Paraguai, Ciudad del Este terá série de restrições na Semana Santa

WhatsApp
Facebook
Saúde do Paraguai analisa "medidas cirúrgicas" para impedir infecções na Páscoa

Os órgãos sanitários do Paraguai estudam uma série de restrições para frear a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) em regiões consideradas críticas, incluindo Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu (Brasil). A região enfrenta o pior momento da pandemia com alta ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas a pacientes da doença.

A definição das “medidas cirúrgicas” que serão implantadas foi anunciada nesta terça-feira (23) pela vice-ministra da Reitoria e Vigilância Sanitária, Lida Sosa, informa o Última Hora. O foco, de acordo com ela, serão as áreas consideradas complicadas para impedir a disseminação da Covid-19. 

“O que queremos é tomar medidas que, clinicamente, chamamos de ‘medidas cirúrgicas’, de forma a estabelecer quais as regiões vamos restringir”, disse. Estas regiões, segundo Lida Sosa, são classificadas como áreas vermelhas devido as altas de infecções da população local. 

A questão também foi discutida em reunião do Conselho Nacional de Saúde. O ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio, disse que não está sendo considerado ainda o termo “fase zero”, que seria o correto para definir as medidas planejadas. 

No entanto, alertou ele, as restrições seriam “muito semelhantes”, adiantou. “Consideramos que não há deslocamento e por isso o controle da Polícia Nacional será fundamental e estamos vendo o funcionamento desses controles”, disse. 

Fronteiras

As autoridades paraguaias não mencionaram a possibilidade de um novo fechamento de fronteira como no ano passado, que foi do dia 18 de março a 15 de outubro. No entanto, a Direção Geral de Migração (DGM) realizará controles mais rígidos para o ingresso de paraguaios e estrangeiros no território nacional. 

restrições para a Semana Santa de 27 de março á 4 de abril

  • As restrições terão início a meia noite de sábado (27) em todo país
  • Serão autorizados deslocamentos mínimos e indispensáveis das 20h às 5h (previsão de alimentos, medicamentos e itens de limpeza)
  • Os eventos nos hotéis não serão permitidos
  • É proibida a circulação de unidades de curto alcance, medias e de longa distância
  • As aulas serão remotas no período

Com informações de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *