Os órgãos sanitários do Paraguai estudam uma série de restrições para frear a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) em regiões consideradas críticas, incluindo Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu (Brasil). A região enfrenta o pior momento da pandemia com alta ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas a pacientes da doença.
A definição das “medidas cirúrgicas” que serão implantadas foi anunciada nesta terça-feira (23) pela vice-ministra da Reitoria e Vigilância Sanitária, Lida Sosa, informa o Última Hora. O foco, de acordo com ela, serão as áreas consideradas complicadas para impedir a disseminação da Covid-19.
“O que queremos é tomar medidas que, clinicamente, chamamos de ‘medidas cirúrgicas’, de forma a estabelecer quais as regiões vamos restringir”, disse. Estas regiões, segundo Lida Sosa, são classificadas como áreas vermelhas devido as altas de infecções da população local.
A questão também foi discutida em reunião do Conselho Nacional de Saúde. O ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio, disse que não está sendo considerado ainda o termo “fase zero”, que seria o correto para definir as medidas planejadas.
No entanto, alertou ele, as restrições seriam “muito semelhantes”, adiantou. “Consideramos que não há deslocamento e por isso o controle da Polícia Nacional será fundamental e estamos vendo o funcionamento desses controles”, disse.
Fronteiras
As autoridades paraguaias não mencionaram a possibilidade de um novo fechamento de fronteira como no ano passado, que foi do dia 18 de março a 15 de outubro. No entanto, a Direção Geral de Migração (DGM) realizará controles mais rígidos para o ingresso de paraguaios e estrangeiros no território nacional.
restrições para a Semana Santa de 27 de março á 4 de abril
- As restrições terão início a meia noite de sábado (27) em todo país
- Serão autorizados deslocamentos mínimos e indispensáveis das 20h às 5h (previsão de alimentos, medicamentos e itens de limpeza)
- Os eventos nos hotéis não serão permitidos
- É proibida a circulação de unidades de curto alcance, medias e de longa distância
- As aulas serão remotas no período
Com informações de GDia