Nova ponte viabiliza importante eixo de crescimento de União da Vitória

WhatsApp
Facebook
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Obras chegaram a cerca de 99% de execução. A intervenção urbanística prevê melhorias nos dois acessos (Rua Coronel Amazonas e Avenida Paula Freitas), aterros contra enchentes, nova iluminação e repaginação para pedestres e ciclistas.

A construção de uma nova ponte em União da Vitória vai acabar com o principal gargalo urbanístico da cidade. A obra viabilizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura ligará o Centro ao distrito de São Cristóvão, que concentra quase metade da população, nove dos 22 bairros, e é um dos principais vetores de crescimento da região Sul do Estado.

A estrutura tem conclusão prevista para novembro de 2020. As obras foram aceleradas nos últimos meses e quase 90% do contrato foi quitado na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As obras na ponte de 492,8 metros de comprimento por 13 metros de largura alcançaram 60% de execução na primeira semana de junho e a iluminação já começou a ser instalada. A estrutura em si atingiu cerca de 99%, restando apenas o acabamento, mas a intervenção urbanística completa prevê melhorias nos dois acessos (Rua Coronel Amazonas e Avenida Paula Freitas), aterros contra enchentes, nova iluminação e repaginação para pedestres e ciclistas na travessia.

O investimento de cerca de R$ 30 milhões foi do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em parceria com a prefeitura municipal, responsável pelos projetos arquitetônico e executivo. Foram gerados cerca de 130 empregos diretos na obra e atualmente 50 funcionários trabalham nos diferentes canteiros ainda em atividade.

A PONTE – A nova conexão representa o fim de uma novela que se prolonga há 20 anos e o início de uma das intervenções viárias mais importantes da região Sul, polo madeireiro, industrial e universitário fundamental ao desenvolvimento do Paraná.

“União da Vitória se desenvolveu em torno do Rio Iguaçu ao longo de 100 anos e a nova ponte é emblemática para demarcar o avanço da integração regional. É uma obra fundamental para gerar qualidade de vida, atrair novos empregos, investimentos e melhorias urbanas, compromissos ancorados na agenda de desenvolvimento sustentável que estamos aplicando no Paraná”, afirma o governador Ratinho Junior.

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, destaca que trata-se de um eixo de deslocamento muito grande do município e aponta para uma região que mistura zona residencial, comercial e cultural, com restaurantes, lojas, mercados.

“O distrito de São Cristóvão possivelmente vai abrigar uma área com mais indústrias, novas empresas, até porque já tem um aeroporto com voos regionais e pelo acesso facilitado ao Centro”, explica o prefeito. “O crescimento da cidade nos próximos anos vai passar por essa nova ponte”.

“Essa obra era esperada há muitos anos pela população porque vai facilitar a vida de milhares de pessoas. Ela trará conforto, praticidade e mais segurança aos moradores. Cerca de 90% do convênio foi quitado durante essa gestão”, destaca o deputado Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa e ex-prefeito de União da Vitória. “O Governo do Estado tem um olhar voltado para a infraestrutura e solução de entraves do desenvolvimento regional”.

Leia mais em: AEN.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *