Nome do ex-deputado federal foi antecipado pelo GDia; Ele vai gerir a estrutura da Itaipu que integra instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais
O novo diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Irineu Colombo, será empossado na próxima sexta-feira (31 de março), às 10h no Cineteatro dos Barrageiros, próximo à barragem da hidroelétrica na fronteira do Brasil com o Paraguai. O nome o ex-deputado federal, antecipado pelo GDia, foi confirmado pela empresa binacional nesta quarta-feira (29). A solenidade terá presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, do reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Schiefler e do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD).
Leia também
- Prefeitura intensifica fiscalização e acompanhamento dos casos de Chikungunya em Foz do Iguaçu
- Foz do Iguaçu FC segue 100% no Brasileirinho Sub 16
O PTI-BR, sediado em Foz do Iguaçu, é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em favor do desenvolvimento de soluções para a sociedade. O órgão é gerido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (Fundação PTI-BR), responsável por garantir a operacionalização do ambiente e propiciar condições necessárias ao cumprimento de diretrizes, objetivos estratégicos e metas, bem como suas políticas institucionais.
O professor Irineu Mario Colombo começou a militância política pelo PT em 1988, se elegendo vereador em Medianeira, em 1992, como o mais votado do pleito. Em 1994 se elegeu deputado estadual, cargo ao qual foi reeleito em 1998. No cargo, criou a Lei do Sistema Estadual de Ensino e a obrigatoriedade do transporte escolar gratuito. Nas eleições de 2002 foi eleito deputado federal, período em que relatou o Prouni (Programa Universidade para Todos) e da criação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a segunda universidade federal do Estado.
No pleito de 2006, Colombo não conseguiu se reeleger e, após o término do mandato em janeiro de 2007, ocupou diversos cargos no Ministério da Educação (MEC). Em 2008, como diretor-geral do órgão, implantou o Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), começando nos espaços cedidos pelo PTI-BR. A estrutura está instalada atualmente em uma área anexa ao antigo Floresta Clube, na região da Vila A de Itaipu.
Formação
Na área acadêmica, o professor Colombo se formou como técnico em Eletrônica e habilitação para Magistério em Nível Médio. Pós-doutor em História da Educação (UFPR-2016), doutor em História Social (UnB-2007), mestre em Educação (UFPR-2002), tem especialização em Gestão Pública (IFPR-2010) e especialização em História Econômica (FUNCEP-1992). É licenciado em História (FAFI-Palmas-1986).
O novo diretor-superintendente do PTI-BR atuou como professor de História da Ciência, Técnica e Tecnologia do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e lecionou Filosofia para o ensino médio. Também atuou como um dos elaboradores do ProUni, do Programa Brasil Profissionalizado e contribuiu para a criação dos Institutos Federais no Brasil, pelo MEC.
Esteve à frente de dois Institutos Federais, tendo sido reitor do Instituto Federal de Alagoas e do Instituto Federal do Paraná. Pela atuação na gestão da expansão da Educação Profissional e Tecnológica, foi agraciado pelo MEC com a Medalha Nilo Peçanha (2010), que premia pessoas ou entidades pela promoção da educação profissional e tecnológica brasileira. Na superintendência do PTI-BR, ele vai substituir o general Eduardo Castanheira Garrido Alves. Logo após a posse, Colombo dará uma coletiva à imprensa, às 11h.