Novo Golpe: Polícia alerta os comerciantes de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Criminosos roubam WhatsApp de estabelecimentos e conseguem dinheiro de clientes com promoções falsas

Um novo golpe está dando trabalho a Polícia Civil em Foz do Iguaçu. O alvo dessa vez são os estabelecimentos comerciais que trabalham com venda e entrega de alimentos. Nos últimos dias diversas pizzarias foram vítimas dos criminosos e acumulam vários prejuízos. 

De acordo com a polícia, os estelionatários se passam por agentes da Vigilância Sanitária para clonar aplicativos de conversas dos estabelecimentos. Ao conseguir acessar os contatos de clientes, os golpistas enviam falsas promoções com pagamento por transferência bancária. 

Os criminosos são bastante convincentes. Para conseguir o que desejam eles entram em contato por telefone com os empresários e informam que o comércio deles foi denunciado por alguma irregularidade, mas que não podem ir até o local pessoalmente por conta da pandemia. 

No fim do atendimento, os suspeitos avisam que enviarão o protocolo do serviço. Na verdade este suposto protocolo é o código de verificação do WhatsApp. Dessa forma, o criminoso tem acesso à conta do estabelecimento no aplicativo e consegue contato com clientes se passando pelo proprietário. 

Ao ofertar promoções rápidas de comida, os estelionatários pedem que o pagamento seja feito via Pix, ferramenta que exige poucos dados. A partir daí, os criminosos conseguem dinheiro e deixam as vítimas em prejuízo. 
De acordo com a polícia, é preciso desconfiar sempre. Uma vez que a vítima cai no golpe fica difícil rastrear os suspeitos e praticamente impossível ressarcir o dinheiro perdido. 

“Os valores que são depositados pelas vítimas são sempre enviados para contras de laranjas. A pessoa que aplica o golpe nunca usa a conta dela. O laranja muitas vezes teve o documento furtado e nem sabe da existência da conta. Mesmo que consigamos rastrear essa conta e identificar o proprietário, talvez ele seja inocente e também foi vítima. Outro problema consiste na dificuldade de recuperar o dinheiro, uma vez que este é imediatamente sacado após a transação”, explicou o delegado Carlos Eduardo Pezzette. 

Em alerta, a Prefeitura Municipal de Foz esclarece que ao receber qualquer denúncia referente a um estabelecimento comercial, os agentes vão até o local devidamente uniformizados e com crachás para que seja facilmente identificados. O contato jamais é feito via telefone. 

As informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *