Novo reservatório da Sanepar melhora distribuição de água tratada em Foz do Iguaçu

O prefeito General Joaquim Silva e Luna e o vice-prefeito Ricardo Nascimento visitaram o canteiro de obras onde está sendo instalado o reservatório de água tratada. A unidade, construída pela Sanepar, vai dobrar a capacidade de armazenamento de água que atende, principalmente, a região norte da cidade

20251106 141447
Foto: Divulgação

As obras de instalação de um novo reservatório de água tratada em Foz do Iguaçu entraram em fase final de execução e devem iniciar a operação assistida em dezembro de 2025, conferindo mais segurança no abastecimento de água da cidade. Na tarde desta quinta-feira (6), o prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna e o vice-prefeito, Ricardo Nascimento, visitaram o canteiro de obras onde está sendo instalado o novo reservatório, construído pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Com capacidade para armazenar 5,7 milhões de litros de água, o novo reservatório utiliza a tecnologia de tanques pré-moldados em aço vitrificado, que tem como vantagem a instalação da estrutura com tempo muito inferior às estruturas de concreto armado.

O gerente Geral da Sanepar, Márcio Luis de Souza, explica que este novo reservatório vai dobrar a capacidade de reservação de água para a região norte da cidade, que tem crescido muito nos últimos anos. “Aqui em Foz do Iguaçu, a Sanepar optou por um modelo construtivo de rápida instalação e que em breve vai estar à disposição dos moradores de Foz do Iguaçu, conferindo segurança e estabilidade ao sistema de distribuição de água.  O Centro de Reservação da Vila A funciona como um pulmão para o sistema de distribuição, atuando na transferência da água entre a Estação de Tratamento da Vila A, a grande região de Três Lagoas e a região central da cidade,” explica o gerente.

Leia também

Com investimento de cerca de R$ 6,4 milhões, o reservatório deve entrar em operação assistida em dezembro deste ano, contribuindo para garantir mais segurança ao abastecimento de água, principalmente, na região norte da cidade durante o verão. O conjunto da obra, que abrange instalações complementares como novas interligações, casa de bombas e infraestrutura paisagística, está previsto para ser finalizado em fevereiro de 2026.

“A estrutura está localizada numa área estrategicamente bem colocada, contribuindo para o abastecimento de água para vários bairros da nossa cidade e com um trabalho fantástico e importante, particularmente nesse momento que a cidade cresce, tanto com novas habitações, quanto com novos bairros,” disse o prefeito Silva e Luna, ressaltando a importância destes investimentos num momento de crescimento expressivo da cidade.

OBRAS

O novo reservatório de água tratada em Foz do Iguaçu integra um conjunto robusto de investimentos da Sanepar em todo o Paraná, de quase R$ 12 bilhões, que serão aplicados até 2029 para ampliar os sistemas de abastecimento de água e esgoto. A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lúcia Conte de Oliveira, ressalta o compromisso da Sanepar em manter o índice de 100% de abastecimento de água e alcançar o índice de 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. “A Companhia mantém um programa consistente de investimentos, com foco no desenvolvimento socioeconômico e nas necessidades das cidades paranaenses.” Somente na Região Sudoeste, neste ano, estão em andamento 177 obras e no ciclo entre 2025 e 2029 serão mais de 520 obras em saneamento.

DESTAQUE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O município de Foz do Iguaçu integra o seleto grupo de 23 cidades do Brasil que alcançaram o pleno acesso à água tratada em todo seu território. Segundo o Instituto Trata Brasil, a cidade da tríplice fronteira está ao lado de cidades como João Pessoa (PB) e Aracaju (SE); Goiânia (GO); Porto Alegre (RS), Canoas (RS) e Caxias do Sul (RS); Vitória (ES), Vila Velha (ES), Uberaba (MG), Niterói (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Santo André (SP), Diadema (SP), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e São Paulo (SP).


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz