Em meio às chuvas que atingem o Sul do Brasil, moradores de Foz do Iguaçu (PR) foram ‘presenteados’ com um fenômeno visual considerado raro por especialistas
O fotógrafo Roberto Lemos, de 34 anos, compartilhou o registro das chamadas ‘nuvens iridescentes’, formação que acontece quando o Sol reflete as gotículas de água suspensas na atmosfera em meio a nuvens de características específicas. A combinação forma um espetáculo visual que remete aos arco-íris.
Destaca o Terra que Lemos voltava mais cedo do trabalho na última quinta-feira, 30, quando se deparou com as nuvens diferentes e coloridas. Assim que chegou em casa, o paranaense pegou sua câmera e foi para a estrada fazer o registro. “Foi inusitado, a princípio não sabia o que era, mas depois entendi que eram as nuvens iridescentes”, relatou em conversa com a reportagem.
Leia também
- Governo do Paraná realiza em Foz conferência para os povos indígenas
- Chico Brasileiro prevê R$ 50 milhões em obras na conversão de áreas em Foz
O climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, afirma que a formação do fenômeno é semelhante ao do arco-íris, que acontece quando o Sol reflete nas gotículas de água suspensas na atmosfera após a passagem de uma chuva. “É um fenômeno relativamente raro, a diferença para o arco-íris se dá na região onde há a dispersão das cores”, explica.
Continue lendo no Terra.com