Existem lugares que trazem à nossa memória aquela sensação nostálgica de saborear uma comida com um gostinho de infância
Para mim, esse lugar é o Restaurante China!
Desde 1973, é uma atração à parte da nossa cidade. Além de pratos deliciosos, ele possui uma decoração típica com itens feitos a mão na China, como os quadros e os lustres.
Como não amar aquela “mesa que gira”?
A família do Sr. “Ming Yae” chegou à fronteira em 1973. Começaram a atender no imóvel de madeira ao lado do Posto Bonnet, na esquina da Av. das Cataratas com a Av. Iguaçu.
O Sr. Ming foi o primeiro cozinheiro, mas ao longo dos anos ele conseguiu transmitir seu conhecimento ao Sr. Luiz, que há mais de 40 anos comanda a cozinha do restaurante.
Com muito suor, a família juntou uma grana para adquirir o atual terreno, localizado na Av. das Cataratas. Em pouco tempo, construíram um estabelecimento que sempre sonharam.
E claro, o restaurante decolou
Com “Yakisoba”, o macarrão frito como carro chefe, chegaram a servir 500 refeições ao dia ou 100 pratos por hora. Além de empregarem mais de 30 colaboradores, no auge de Itaipu.
Os turistas chineses costumam se sentir em casa, os brasileiros também. Já estiveram no restaurante, famosos como o Roberto Carlos, Fabiano Menotti, Renato Aragão, entre outros.
Hoje, trabalham de maneira mais enxuta, mas seguem encantando os clientes. Alguns deles fazem seus pedidos ao menos duas vezes na semana, e dão a nota máxima de avaliação.
“É comum termos clientes com mais de 150 pedidos pelo iFood”, comentou a gerente.
Apesar do título de “Top of Mind” nos últimos cinco anos, percebi que nenhum dos troféus estavam sendo exibidos no estabelecimento. Curioso, resolvi perguntar à filha do Sr. Ming:
“Onde estão os troféus de premiação que os restaurantes costumam exibir no balcão?”
Era um belo domingo de sol, quase todas as mesas cheias, então ela respondeu: “O único troféu que importa são os nossos clientes”.
Eu sorri, finalizamos a conversa
e pedi um Yakisoba
Marcos Kidricki Iwamoto é Auditor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)