O verão se aproxima e é hora de aumentar os cuidados para evitar o câncer de pele

WhatsApp
Facebook

O Dezembro Laranja foi instituído no Paraná em 2016 para alertar à população sobre os cuidados com a pele. O tema da campanha deste ano é: Um sinal pode ser câncer de pele

Alertar sobre os cuidados e ações de prevenção ao câncer de pele é o objetivo da campanha “Dezembro Laranja”, que acontece nesta época do ano marcada pelas altas temperaturas do verão e de maior exposição das pessoas ao sol. No Paraná, as ações de conscientização e orientação são amparadas pela Lei estadual 18.829/2016, que teve origem em um projeto elaborado pelo deputado Anibelli Neto (MDB) na Assembleia Legislativa do Paraná.

“A cada ano a campanha ganha a adesão de mais instituições, que ajudam a população com mais acesso às informações”, disse. “No Paraná, só no ano passado, se somarmos os números de câncer de mama e de próstata, os dois juntos, são menores do que os números de câncer de pele. Por isso, é fundamental que durante todo o mês de dezembro possamos divulgar dicas de prevenção e realizar ações de conscientização”, afirmou o deputado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer da pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos. Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes! De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 novos casos de câncer no Brasil, é de pele.

AQUI para ler a íntegra do artigo no site da Alep

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *