O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai informou nesta semana que lote urbano do Corredor Metropolitano Leste (CMDE) atingiu um avanço superior a 96%, consolidando-se em sua fase final de construção, segundo os últimos relatórios oficiais.
A Construtora Acaray, responsável pela obra, está a realizando obras de sinalização em diversas áreas. Além disso, nos próximos dias terá início a conexão com a supercarretera, obra fundamental para a integração viária do projeto.
Preparativos para renovação de iluminação
Paralelamente, estão sendo realizadas tarefas preliminares para iniciar a renovação da iluminação em vários trechos do CMDE.
Essa reforma incluirá áreas estratégicas como o acesso à Ponte dela Integração Paraguai-Brasil, o par binário, o interurbano e o acesso à Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP).
A obra abrange também a Avenida Bernardino Caballero, com o objetivo de melhorar a visibilidade e a segurança nas principais vias de circulação.
Sobre CMDE
O CMDE, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e executado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), é desenvolvido através de seis contratos atuais.
Entre elas estão uma rodovia rural de quase 31 quilômetros, dividida em dois lotes em Presidente Franco, a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Monday, e o desenvolvimento da Zona Primária e do Terminal de Cargas, todos no departamento de Alto Paraná.