Observatório apresenta na Unioeste campus de Foz controle social pelo cidadão

WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação/Unioeste-Foz

Voluntários irão expor relatório de ações e como a comunidade pode participar do monitoramento do dinheiro público, nesta segunda-feira, 5, às 19h30

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) apresenta o primeiro relatório quadrimestral do ano, na Unioeste/Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 5, às 19h30, no miniauditório. A prestação de contas para a comunidade acadêmica é aberta ao público.

Além da exposição, voluntários e técnicos irão detalhar a forma de atuação da entidade, que monitora o uso do dinheiro público pela gestão municipal com a participação do cidadão. Toda pessoa pode participar do OSB – FI, desde que não tenha filiação partidária.

Leia também

À comunidade acadêmica da Unioeste/Foz, o Observatório irá expor as atividades entre janeiro e abril. Entre outros resultados, esse acompanhamento gerou R$ 1,4 milhão em economia ao erário, decorrente de ajustes e impugnações de licitações de compras e obras.

Os relatórios, lançados a cada quatro meses, são apresentados em reuniões públicas, compromisso do Observatório Social com a transparência. Outro objetivo é demonstrar que cada cidadão pode contribuir para o uso adequado dos recursos da coletividade e para a melhoria da gestão.

“Nossa finalidade é prestar contas, ampliar a integração com a comunidade e incentivar a participação de professores e estudantes no trabalho de controle social”, expõe a coordenadora do Observatório Social, Rafaela Buono. Ela lembra que a Unioeste/Foz é parceira da entidade.

“Vamos detalhar mudanças que solicitamos em editais, as quais garantem economia, concorrência e compras mais adequadas”, completa. “Sobretudo, queremos convidar a comunidade acadêmica a participar do Observatório, que está aberto para todos”, pontua Rafaela.

Parceria

O Observatório Social e a Unioeste/Foz mantêm termo de cooperação que possibilita a estudantes e professores da universidade atuarem no controle social. A participação pode ser por meio de pesquisas, estudos, projetos de extensão e voluntariado, por exemplo.

“É um leque bem diversificado de possibilidades”, reforça o professor Tércio Vieira de Araújo, docente e coordenador da área de extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz. Essa parceria institucional é definida formalmente, frisa.

“Nossos alunos podem desenvolver atividades de monitoramento ou de apoio, trabalhos de pesquisa ou estágio não remunerado”, elenca. “Podem ser iniciativas para o Observatório Social, a partir da universidade, ou realizadas diretamente com a entidade”, convida Tércio.

Controle social na comunidade

Apresentação de relatório quadrimestral do Observatório Social
Data: 5 de junho (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: miniauditório da Unioeste/Foz (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300, Jardim Universitário), segundo piso do prédio administrativo.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *