O Observatório Social de Foz do Iguaçu (Osfi) convidou os nove candidatos a prefeito da cidade para a assinatura da Carta Compromisso 2020. Essa é uma prática comum em todas as eleições. A intenção é trazer medidas importantes para a comunidade, na visão da instituição, para que o futuro gestor se comprometa em resolver estas demandas.
O evento está marcado para a próxima segunda-feira (26), a partir das 8h30, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Foz (Acifi). A assinatura do compromisso é facultativa aos candidatos e não há vinculação específica sobre os pontos nele apresentados, porém representa os interesses e necessidades da sociedade local.
“Os compromissos propostos, se assumidos e colocados efetivamente em prática, em muito auxiliarão no melhor gerenciamento e acompanhamento dos atos da administração, conforme direitos do cidadão, assegurados na Constituição Federal e demais leis afins”, esclarece o Osfi.
A carta traz três eixos de destaque. O primeiro é o Eixo de Controle, que elenca sete pontos. O segundo eixo é o da transparência, que destaca mais de 20 pontos de interesse comunitário. No terceiro eixo, voltado às questões de gestão pública, o Observatório elenca 15 tópicos.
Os candidatos à prefeitura neste ano são: Aneocir José Lauermann – PC do B, Cassio Lobato – Patriota, Chico Brasileiro – PSD, Luiz Henrique Dias – PT, Nelton Friedrich – PDT, Paulo Mac Donald – Podemos, Ranieri Marchioro – PRTB, Sidnei Prestes Junior – Republicanos, e Tatiana Fruet- PROS. Todos eles receberam um anexo explicando cada ponto elencado no termo de compromisso, com bases legais e ações.
Entre as medidas propostas pelo Observatório Social está a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, com o objetivo de integrar mais a comunidade no controle social da administração pública através de representantes da sociedade civil.
O Osfi também propõe melhorias no Portal da Transparência, para que este se torne mais didático. É destacada ainda a criação de uma estrutura de almoxarifado central e um departamento municipal de compras, com o objetivo de gerar mais economia, qualidade na execução dos serviços de armazenagem e distribuição dos produtos.
A assinatura da Carta Compromisso é opcional, porém os candidatos que assinarem terão os nomes divulgados pelo Observatório Social do Brasil no endereço www.osbrasil.org.br na aba Eleições 2020.
Por: GDia