Mesmo distante dos índices registrados em anos anteriores, Secretaria Municipal de Turismo se mostra otimista para recuperação próxima do setor
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhotéis), prevê uma ocupação hoteleira de 43% em Foz do Iguaçu durante o feriado de Carnaval. O número representa uma perspectiva positiva para a retomada das atividades do setor turístico, afirma o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.
Mesmo distante dos índices de anos anteriores – no mesmo período, em 2020, a ocupação estava em 85% – Angeli acredita que os números atuais trazem esperança de estarmos próximos ao fortalecimento do setor na cidade, visto que o país ainda se encontra em estado de alerta para a pandemia da covid-19.
“Quando comparamos Foz a outras cidades turísticas do Brasil, percebemos que estamos trilhando o caminho certo. Esses 43% já representam um fôlego para o setor. Instauramos medidas sanitárias eficientes, seguras e que atraem os turistas para a nossa cidade”, celebra Angeli,
O secretário também avalia o perfil do público que estará na cidade durante esse período. “Estaremos recebendo em Foz os turistas que virão de carro, com a família, para um passeio tranquilo. Ainda não temos os turistas estrangeiros, mas com o decorrer da vacinação, esses números tendem a aumentar e o setor irá se recuperar”, finaliza.
Programação do Carnaval em Foz
Para atender aos turistas, os atrativos do município terão atividades especiais programadas. O Marco das Três Fronteiras ampliou o horário de funcionamento e ficará aberto das 15h às 21h, com capacidade máxima de 1.500 pessoas simultaneamente. Além do espetáculo de dança, que acontece diariamente, às 18h30, o local oferece também um belíssimo pôr do sol aos visitantes.
De sábado (13) a terça-feira (16), o Parque Nacional do Iguaçu irá abrir mais cedo, às 8h. O público poderá contemplar as Cataratas do Iguaçu até as 16h. Os ingressos devem ser comprados somente pelo site. A capacidade é de 525 pessoas por hora. Pertinho das quedas, o Parque das Aves espera receber mais de seis mil turistas durante o feriadão. O local pontua que, mesmo em meio à natureza, seguirá todos os protocolos de segurança para receber os visitantes.
Outro roteiro muito procurado pelos turistas são as diversas opções da Itaipu Binacional. Além da visitação à usina, o Complexo Turístico Itaipu ainda oferece a proximidade com a natureza no Refúgio Biológico Bela Vista, que estará funcionando das 8h30 às 15h30, com 20 vagas por passeio. Já o Ecomuseu estará aberto das 10h às 18h.