A operação conjunta das forças federais de segurança e de fiscalização, coordenada pelo Ministério da Justiça do Brasil, causa um congestionamento quilométrico nos dois lados da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, nesta quinta-feira (01).
Veículos e motocicletas que passam pela aduana brasileira da Ponte Internacional da Amizade estão parados, em uma rigorosa fiscalização. Um grupo de mototáxistas paraguaios reclamam da demora para atravessar a fronteira e ameaçam uma manifestação no lado paraguaio da fronteira.
Veja também
- PF realiza operação contra grupo especialista no tráfico internacional de drogas
- Agentes evitam fuga em massa de membros do PCC da Penitenciária de CDE
A rigorosa fiscalização acontece um dia após a visita dos presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, em Foz do Iguaçu, onde vistoriaram a obra da nova ponte entre os dois países e se reuniram na usina de Itaipu.
A operação acontece no último dia da Controle Brasil, com a atuação de instituições federais e estaduais em oito estados. As ações são executadas de forma integrada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Receita Federal do Brasil, além das Polícias Militares e Polícias Civis de regiões de fronteira, sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.