O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, lamenta informar o sexto óbito por COVID-19 ocorrido neste sábado, 20 de junho.
O paciente de 72 anos foi transferido da UPA Joaõ Samek para o Hospital Municipal às 00h34 do dia 20 de junho, em estado grave, sendo admitido na Unidade de Terapia de Doença Infecciosa, evoluindo para insuficiência respiratória aguda, sendo monitorado em ventilação mecânica. O óbito ocorreu às 3h15.
A unidade hospitalar seguiu todos os procedimentos do fluxograma para óbito de casos suspeitos da COVID-19. O teste para o novo coronavírus foi realizado ainda no leito do paciente.
Os profissionais do Hospital Municipal embalaram corretamente o corpo, com identificação relativa ao risco biológico. O serviço funerário, ainda sem a comprovação positiva para a doença, autorizou o preparo do corpo para velório.
Tão logo o resultado foi concluído e confirmado a Covid-19 no paciente, a equipe do Hospital entrou em contato com os familiares para repassar as informações. Porém, no período informado, o velório já estava ocorrendo e segundo informações repassadas, com aglomeração de pessoas no local.
A Vigilância Epidemiológica vai rastrear os familiares e todas as pessoas que foram ao velório, bem como os profissionais que manusearam o corpo do paciente, prescrevendo o isolamento domiciliar. O Hospital Municipal vai investigar este processo.
Recomendação
Vale lembrar que, mesmo se tratando de morte natural, os velórios estão contra indicados neste período de pandemia devido à aglomeração de pessoas e ao risco de transmissão da doença. O recomendado é que a cerimônia seja rápida e ocorra com no máximo dez pessoas, mantendo o distanciamento. Pessoas com mais de 60 anos ou que façam parte dos grupos de risco não devem participar de velórios. Para casos confirmados da Covid-19, o sepultamento é direto.