A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou o pagamento do Prêmio IDEB aos profissionais da educação, atendendo a uma demanda aguardada pela categoria desde o ano passado. O benefício será pago pela atual administração, reafirmando o compromisso com a valorização dos professores e demais servidores da área.
Neste ano, a nova gestão priorizou o pagamento e 2663 profissionais da educação receberão o prêmio no início do ano. Em 2022, foi pago em outubro com 833 beneficiados; em 2020, não houve pagamento e, em 2018, foi realizado em março com 1832 premiados.
O prefeito General Silva e Luna garantiu que o pagamento será realizado no dia 28 de fevereiro, e reflete o respeito e o reconhecimento ao trabalho dos educadores, princípios que norteiam sua gestão. Serão repassados quase R$ 5 milhões, “é a maior quantia já paga em recursos do prêmio do IDEB”, comentou o prefeito, destacando ainda que a valorização da educação é uma prioridade.
O Prêmio IDEB é um incentivo concedido aos educadores que contribuem para o avanço nos índices de qualidade do ensino. Em Foz do Iguaçu, a medida era aguardada com expectativa e vai premiar quase 3 mil profissionais da educação.
“O pagamento do prêmio reafirma o compromisso da administração com o setor e reforça a importância da educação como pilar fundamental para o futuro da cidade”, destaca a Secretária da Educação, Silvana Garcia.
Profissionais da Educação que serão contemplados:
I – servidores estatutários das unidades escolares do Ensino Fundamental e dos Centros Escolas Bairros em efetivo exercício, que estejam em conformidade aos critérios de lotação e que a unidade tenha atingido o desempenho mínimo estabelecido;
II – servidores estatutários em efetivo exercício lotados na sede da Secretaria Municipal da Educação, desde que o município tenha atingido desempenho mínimo estabelecido;
III – servidores com Carga Horária Suplementar das unidades escolares do Ensino Fundamental, dos Centros Escolas Bairros e da Secretaria Municipal da Educação, pelo período proporcional ao efetivo exercício do ano de 2023, que estejam em conformidade com os critérios de lotação e que a unidade tenha atingido o desempenho mínimo estabelecido;
IV – servidores aposentados das unidades escolares do Ensino Fundamental, dos Centros Escolas Bairros e da Secretaria Municipal da Educação, pelo período proporcional ao efetivo exercício do ano de 2023, que estejam em conformidade aos critérios de lotação e que a unidade tenha atingido o desempenho mínimo estabelecido.