O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai prosseguiu esta semana com o processo para licitação dos acessos rodoviários a Ponte Internacional da Integração sobre o rio Paraná, a partir de Presidente Franco.
Ao todo, foram encaminhadas 19 propostas para dois lotes de construção de uma rodovia (31 quilômetros de extensão), que fará parte do denominado Corredor Metropolitano Oriental que se conectará com a nova passarela.
As sociedades cotadas foram Tecnoedil SA, Ilsun Construction, Ocho A SA, Vial Agro, Ecomipa SA, Rovial SA, Coarco SA e Boetto Guttigliengo SA. Também foram apresentados os consórcios Vías del Este, Chaco, TyC, CM, Integración, Mediterráneo, Alto Paraná, CT Vial, Rural del Este, Franco e Del Este Rural.
O Corredor Metropolitano Leste consiste em uma malha pavimentada que se conectará à malha viária existente e à segunda ponte sobre o rio Paraná.
Nesse sentido, a Ponte da Integração, que o lado brasileiro da Itaipu financia com US$ 84 milhões, já supera 55% da execução e ligará as cidades de Presidente Franco (Alto Paraná) e Foz do Iguaçu (Brasil).
As obras relacionadas com este projecto são licitadas em três concursos, incluindo uma ligação sobre o rio Monday, entre os bairros de Minga Guazú e Los Cedrales, bem como acessos e obras complementares.
Para o Lote 1, está prevista a construção de uma estrada de quatro faixas com pavimentação asfáltica, do km 0 ao km 19,1. ]
Além disso, a interseção com a Rota Nacional PY02 está incluída.
Por sua vez, o Lote 2 inclui obras do km 19,1 ao km 30,8; totalizando assim quase 31 km de percurso.
O prazo de execução para ambos os lotes é de 24 meses a partir da ordem de início.
Cabeza News com a rádio La Clave