Dois pilotos sulamericanos fizeram história neste domingo (8), encerrando a temporada 2024 da F2, categoria de acesso à F1. Paraguai e Brasil fizeram dobradinha na prova principal em Abu Dhabi.
O paraguaio Joshua Durksen venceu a corrida, tendo em segundo lugar o brasileiro Gabriel Bortoleto, que se sagrou campeão no ano de estreia na categoria. O holandês Richard Verschoor completou o pódio.
Neste domingo, Bortoleto repetiu o feito de 2023, quando venceu no ano de estreia na F3. No ano que vem, ele já tem lugar garantido na Sauber/Audi na F1, após sete anos sem um representante brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial.
Bortoleto, piloto da Invicta Racing, chegou a Abu Dhabi liderando por meio ponto o campeonato, frente ao francês Isack Hadjar. No sábado (7), na corrida sprint ,que tem o grid invertido, o piloto brasileiro largou em 9º e terminou em 2º, aumentando para 4,5 a vantagem do segundo colocado.
Na corrida principal e última da F2 em 2024, Bortoleto largou em segundo, mas pulou na frente do pole position Victor Martins, enquanto Hadjar, que largava em terceiro, viu o carro apagar e só retornou a corrida com duas voltas atrás.
Com o resultado, Bortoleto se iguala a Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri como campeão da Fórmula 3 e 2, em sequência – os três são destaques atuais da F1.
Agora, o brasileiro, que integra a Academia da McLaren ,mergulha no sonho de se destacar na elite do automobilismo, já que em 2025 ele vai correr pela Sauber na Fórmula 1.