O avanço de novos casos confirmados de Coronavírus nas primeiras semanas de agosto, fez o Paraguai saltar para a primeira posição na taxa de transmissão na América Latina, com 1,95.
A mudança no cenário, segundo o relatório semanal do Imperial College London, acontece após o Paraguai registrar aumento expressivo de novos casos de Covid-19, doença do novo Coronavírus.
O país está com a pior situação levando em conta a densidade populacional, onde cada pessoas infectada transmite o vírus para outras duas, ressalta a Rádio Cultura.
O estudo que indica que pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o Brasil apresenta uma desaceleração da taxa de transmissão, ficando abaixo de 1.
Além do Brasil, com 0,98, o Chile aparece como o país da América Latina com menor transmissão do vírus, ficando em 0,85.
Segundo os especialistas na área de infectologia, quando a taxa de contágio está acima de 1, significa que um surto da doença se aproxima.
Quando está abaixo de 1, a pandemia está em declínio, como é o caso hoje no Brasil.
Até a manhã deste sábado (22), o Paraguai, com 6,956 milhões de habitantes, registrava 12.536 casos confirmados de Covid-19, com 182 mortes.
O país tem ainda 253 pacientes internados e 7.007 recuperados, segundo dados do Ministério da Saúde.