O governo federal do Paraguai, junto com comerciantes e representantes do trade turístico e comércio de Ciudad del Este, formou um grupo de trabalho para estudar alternativas e formas de melhorar e agilizar o trânsito sobre a Ponte Internacional da Amizade, que liga o país à região de Foz do Iguaçu, no Brasil. A questão norteou os debates durante reunião com ministros quarta-feira (26) em Assunção. Entrave pode frustar expectativa de boas vendas na alta temporada, acreditam.
A reunião em Assunção, abordada em reportagem do Gazeta Diário desta sexta-feira (28), foi presidida pela ministra da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), Sofia Montiel de Afara e contou com a presença do ministro Arnoldo Wiens (Obras Públicas e Comunicações).
A intenção é ampliar a discussão sobre melhorias de acessibilidade para impulsionar o turismo e o comércio na região de fronteira. Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 4 de janeiro, em Ciudad del Este, com presença confirmada de todos os participantes do encontro.
“Todos os comerciantes estão com uma expectativa muito alta nas vendas, mas tem esta questão que não podemos negar e não deixar de falar, que é o trânsito”, disse a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ciudad del Este (Codeleste), Linda Taijen. “Agora estamos trabalhando diretamente com nosso governo federal, junto com os ministros”, ressaltou ela ao Gazeta Diário.
De acordo com Linda, a intenção é estudar bastante a questão para saber que medidas imediatas serão tomadas para melhorar esta questão do trânsito na fronteira que está cheio e parado. “Precisamos de recursos para melhorar esta situação”, reforçou a presidente do Codeleste, que tem uma Câmara Técnica de Turismo, que há algum tempo vem tratando a questão, porém em nível municipal.
Linda completou destacando que o período de final de ano sempre gera boa expectativa com alta principalmente nas vendas em Ciudad del Este. “É férias (no Brasil), o pessoal fazendo compras, se preparando para as festas. A expectativa é que até o começo de janeiro tenhamos muitos turistas até mesmo pelas visitas que eles vem fazer às Cataratas e outros atrativos da nossa região”.
Reforço
“Dessa vez chegamos para discutir esta questão e tentar encontrar uma solução, junto com autoridades federais”, comemorou Miguel Moraez, vice presidente do Convention Visistors CDE e membro da Câmara Técnica de Turismo do Codeleste. Segundo ele, na reunião com os ministros dia 4 de janeiro em Ciudad del Este, será apresentado um plano de ação a médio e curto prazo.
“Precisamos encontrar uma solução no trânsito veicular, iluminação na área primária da aduana, segurança e outros temas que foram tratados ontem (quarta, 26)”, ressaltou Moraez. São problemas que afetam diretamente a imagem, não só comercial, mas também turística do Paraguai, afirma.
Participaram do encontro em Assunção Alejandro Mannah, da Câmara de Comércio de CDE e representantes do Ministério da Indústria e Comércio, do Ministério do Interior, das Alfândegas, Portos, Migrações, da Prefeitura de Ciudad del Este, Codeleste, Convention Bureau e da Associação de Hoteleiros de Alto Paraná (Ashotel).
Foto: Senatur