Paraguai paga aos funcionários de Itaipu o dobro dos vencimentos dos colegas brasileiros, afirma jornal

WhatsApp
Facebook
Imagem de arquivo da usina de Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

O lado paraguaio da Itaipu paga quase o dobro em algumas categorias salariais semelhantes as existentes no lado brasileiro da binacional. A informação é do Última Hora, com base em “matriz de pagamentos de funcionários divulgada” pela empresa.

As diferenças também são constatadas em relação ao número de funcionários da margem direita (Paraguai), com 1.557 funcionários, enquanto no Brasil são 1.314 – diferença de 243 trabalhadores adicionais para o lado paraguaio, conforme relatório anual apresentado pela entidade.

A binacional estabelece quatro categorias salariais em ambas as margens, como operacional, administrativa ou assistencial, técnica e universitária, e nas mesmas categorias há diferenças marcantes em ambas as margens.

O salário médio em Itaipu, lado brasileiro, correspondente à categoria de nível universitário é de 12.817 reais, cerca de G. 15,3 milhões pelo câmbio atual. Essa mesma categoria do lado paraguaio está entre G. 30 milhões e G. 40 milhões.

Em encargos operacionais, o Paraguai paga quase o dobro (91% a mais), enquanto em nível administrativo e técnico se paga entre 84% e 53% a mais que o Brasil.

No caso dos cargos de nível universitário, em solo guarani é percebido entre 32% e 27% a mais do que seus pares brasileiros.

Sobre essas divergências, a binacional Itaipu do lado paraguaio não respondeu, apesar das indagações feitas pelo jornal.

Veja mais números e a reportagem completa no Ultima Hora

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *