O ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio, alertou nesta segunda-feira (15) que existe a possibilidade do Paraguai voltar a estaca zero para conter a explsão de casos positivos de Covid-19 durante a Semana Santa deste ano.
“Se virmos que isso não dá resultados (novas restrições) podemos falar da fase 0 na Páscoa. Essa situação de saúde nos leva a nos reorganizar e tomar decisões que não podem estar tão distantes”, explicou ele a rádio Monumental 1080 SOU.
No domingo (14), o governo anunciou a restrição de circulação desde quinta-feira em 24 cidades do país devido ao aumento de casos positivos de coronavírus até 4 de abril.
Além disso, as aulas presenciais serão suspensas a partir desse mesmo dia. Da mesma forma, indicou que enfatizarão os controles nos bairros, nos campos e nos locais de atendimento em massa.
“Não só tem que ser em horário restrito, mas também controlar as reuniões nos bairros, vôlei de piki, futebol nos campos. Essas atividades atrapalham muito as pessoas”, disse Giuzzio.
Manifestações de cidadãos
Sobre as mobilizações massivas dos cidadãos, Giuzzio mencionou que a situação preocupa e que “a ideia é cumprir os protocolos de saúde”. Ele afirmou que vão conversar com os representantes para insistir no uso de máscaras e respeitar a distância estabelecida.
“A ideia é cumprir o protocolo. Se for feito dentro de uma ordem, não haverá inconveniente, porque o decreto tem que ser cumprido para todos”, acrescentou Giuzzio, indicando que “as repressões não vão começar”.
“Não vamos começar com isso (repressões nas mobilizações). Obviamente, essa é a última medida”, continuou.
Com as novas medidas, os horários de circulação são limitados das 20h00 às 5h00 em Assunção, Ayolas, Caacupé, Caazapá, Caraguatay, Ciudad del Este, Coronel Bogado, Encarnación, Fernando de la Mora, Fram, Guarambaré, Hohenau, Lambaré, Luque, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Paraguarí, Pilar, San Bernardino, San Juan Bautista, San Ignacio, San Lorenzo, Villa Elisa e Villarrica.
Continue lendo no Ultima Hora