O ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social, Julio Mazzoleni, informou que o Paraguai estará entre os nove países da região que serão os primeiros a receber a vacina AstraZeneca, por meio do mecanismo Covax.
Mazzoleni, anunciou que na primeira quinzena de março chegarão ao país cerca de 36.000 doses da vacina contra Covid-19, que serão aplicadas nas 63 vacinações habilitadas em todo o território nacional.
Entre 1º de março e 31 de maio, está prevista a chegada progressiva de 304,8 mil doses da vacina pelo mecanismo da Covax, dependendo da capacidade de logística e dos fabricantes das doses, disse.
Além disso, disse que até o final do ano, esperam receber mais de 4.000.000 de doses por meio desse mecanismo; e, se necessário, serão ampliadas as vacinações autorizadas, bem como os horários de atendimento e o número de pessoal alocado para este serviço.
Ele acrescentou que a Organização Mundial da Saúde / Organização Pan-Americana da Saúde continua negociando com os demais fabricantes da vacina contra Covid-19 para incorporá-la ao portfólio de vacinas, por isso não descartou que o país tenha mais de uma origem de dose .
Sobre as vacinas do Sputnik V, ele comentou que a Chancelaria Nacional ainda está em conversações com a Rússia para o cronograma de chegadas das vacinas, “pela enorme demanda e capacidade de produção, eles poderão nos dar uma data”.
As informações são de La Clave