O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai suspendeu, desde a sexta-feira (31) de janeiro, a emissão de vistos de ingresso para pessoas procedentes da República Popular da China.
A suspensão, de acordo com o jornal Última Hora, obedece à declaração de emergência sanitária internacional, determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir o avanço da pandemia provocada pelo coronavírus.
A doença, que eve origem na China na virada do ano, tem mais de 10 mil casos confirmados em pelo menos 15 diferentes países e já matou 170 pessoas.
Impedidos
Ainda nesta sexta, dois cidadãos chineses foram impedidos de entrar no Paraguai, em Ciudad del Este, via Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil, em Foz do Iguaçu.
De acordo com o Última Hora, eles foram barrados após a verificação que ambos não possuíam visto de entrada no país.
Ambos foram então levados à Vigilância Sanitária, segundo o protocolo de alerta, e como não apresentavam sintomas, foram reconduzidos ao Brasil.
Eles saíram de Guandong, na China, no último dia 29 de janeiro. O Paraguai mantém uma fiscalização mais rigorosa na Ponte da Amizade, para prevenir a entrada do vírus no país.