Quem está se planejando passar os feriados de novembro (Finados e de Proclamação da República, 2 e 15, respectivamente) e de final de ano em Foz do Iguaçu, acaba de ganhar um incentivo a mais. Isso porque o presidente do Paeraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou medidas destinadas a aliviar a carga fiscal dos contribuintes que atuam com turismo de compras.
A redução de impostos anunciada por Marito, durante coletiva de imprensa no Centro Binacional de Recepção de Visitantes de Itaipu, em Hernandarias, vai vigorar de 1º de novembro a 31 de dezembro. A primeira medida é a modificação da base de cálculo do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para importação de bens incluídos no turismo de compras, instituída pelo Decreto nº 8.048 .
Veja também
- Defesa dos avanços no serviço público e da saúde de Foz integrativa marcam abertura da IV Semana do Servidor
- Cataratas Day: moradores de Foz terão transporte gratuito e entrada livre no atrativo no dia 6 de novembro
O documento estabelece que, de 1º a 30 de novembro, a base tributável será de 10 por cento, depois será reduzida para 5 por cento, ou seja, durante todo o mês de dezembro. Na segunda medida, prevista no Decreto nº 8.047, o Poder Executivo alterou, temporariamente, as alíquotas do Imposto sobre o Consumo Seletivo (ISC) para produtos tecnológicos e eletrônicos, que passarão a ser de 0,5%.
As novas medidas visam tornar mais atraentes os preços do comércio de Ciudad del Este, em relação aos das lojas francas de Foz do Iguaçu, que estão ganhando força na região.
As informações são do GDia