Paraguaios formam fila há dois dias para receber vacina contra covid-19 nesta segunda (12) em Ciudad del Este

WhatsApp
Facebook
Foto: Edgar Medina/Última Hora

A vacinação dos paraguaios contra o novo coronavírus (covid-19), dos trabalhadores dos serviços considerados essenciais, começa nesta segunda-feira (12). No entanto, em Ciudad del Este, a fila de espera para a imunização teve início já no último sábado (10). A vigília, na Avenida Los Yerbales, é para chegar primeiro ao Parque Linear Itaipu da Área 1, onde vai funcionar um posto de vacinação no formado Drive thru, informa o GDia.

De acordo com a imprensa do Paraguai, 100 mil trabalhadores estão incluídos no grupo de vacinação desta etapa. Muitas pessoas estão, na prática, deixando o veículo na lateral da via para “marcar lugar” na fila e serem os primeiros a receber as doses do imunizante da Pfizer, que foram doados na última semana pelos Estados Unidos.

Além do Parque Linear Itaipu, a Terceira Divisão de Infantaria também funcionará como posto de vacinação contra a covid-19 no sistema Drive thru (dentro do carro). O atendimento nos locais está previsto das 7h às 15h. Para a população que vai se vacinar a pé, o posto vai funcionar na sede do Governo do Departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

De acordo com a rádio La Clave, na tarde deste sábado chegaram a Alto Paraná mais de 44 mil doses da vacina Pfizer, que estarão disponíveis em 22 pontos do departamento. Segundo detalhou o ministro da Saúde Pública, Júlio Borba, a população a ser vacinada nesta segunda-feira “é de aproximadamente 90 mil a 100 mil trabalhadores”.

Contexto

As pessoas que compõem este grupo são: professores de todos os níveis, Forças Armadas, Polícia Nacional, bombeiros, agentes penitenciários, Ministério Público e comunicadores, que poderão abordar as 217 vacinas autorizadas, publicadas no boletim de saúde site do portfólio.

Já a partir de terça-feira (13), pessoas com 35 anos ou mais serão vacinadas contra a covid-19. Nesta fase, não será levado em consideração se a pessoa tem ou não uma doença de base, mas sim o cancelamento da carteira de identidade.

Dada a afluência massiva e o horário limitado, a vice-ministra da Reitoria e Vigilância Sanitária, Lida Sosa, anunciou neste domingo (11), em entrevista ao Telefuturo, que será alargado o horário de alguns postos de vacinação em Ciudad del Este. As informações serão oficializadas nos próximos dias.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *