Paraná chega a 43 mortes por gripe em 23 cidades, diz boletim da Secretaria Estadual da Saúde

WhatsApp
Facebook

Gripe avança  O numero de mortes provocadas pela gripe Influenza aumentou no Paraná. Chegou a 43 casos por em 23 cidades do Estado, desde o início de 2019. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na quarta (5). A maior quantidade de mortes, segundo o balanço, aconteceu em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Foram nove registros no total. Das 43 mortes, 38 foram por H1N1.

Perfil  Do total de mortes, 29,3% estão relacionadas a pessoas com mais de 60 anos. Os municípios com mais registros são Foz do Iguaçu (9), Curitiba (6), Cascavel e Paranavaí (4) e Paranaguá (2).

Um caso  Pontal do Paraná, Almirante Tamandaré, Colombo, São José dos Pinhais, Irati, Pato Branco, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante do Sul, Vera Cruz do Oeste, Campina da Lagoa, Juranda, Moreira Sales, Mariluz, Rio Bom, Cambé, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Maringá.

Confirmados  Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados 146 casos da doença. No relatório anterior, eram 33 novos casos confirmados.

Sem …  A imprensa estadual destacou ontem que o governador Ratinho Junior negou que haja qualquer intenção de promover mudanças no seu secretariado. Ele confirmou que Guto Silva segue na chefia da Casa Civil e João Carlos Ortega no comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

… mudanças!  Ratinho Junior também assegura que não há nenhuma intenção de mudar a liderança do governo na Assembleia Legislativa, que continua com Hussein Bakri.

Vou …  Adianta o Blog do Tupan que prefeitos paranaenses estiveram em Brasília, em reunião na Confederação Nacional dos Municípios, com a finalidade de fazer lobby com deputados federais para apoiarem a PEC 6/2019, que unifica as eleições de governador, deputados, prefeitos, vereadores e senadores.

… ficando!  Caso a medida seja aprovada até setembro, a eleição de 2020 será adiada para 2022.

Internação …  A polêmica da vez é a nova forma de tratamento para dependentes químicos, autorizado em lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A internação, mesmo contra a vontade, tem alguns requisitos para ser aprovada, mas já domina as rodas de debates.

… involuntária!  O SindiAbrabar viu “com bons olhos” a Lei, segundo o presidente Fábio Aguayo. A maioria é morador de rua que pratica delitos para manter o vício, afirma. Nas redes sociais, as opiniões se dividem entre prós e contras.

Barreado  O prato típico do litoral foi escolhido pelo ex-governador Roberto Requião, para receber ontem (6) o governador Flávio Dino (Maranhão) e a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. Ambos vieram ao Paraná para uma visita ao ex-presidente Lula, preso na Superintendência da PF em Curitiba.

Animal  Protetores de animais de Foz do Iguaçu receberão sábado (8) a ração doada por um empresário de São Paulo com a ajuda do tatuador Washington Brasil. O ato acontece às 14h no Jardim Alvorada.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *