Paraná registra novas mortes por intoxicação por metanol. Veja onde!

Com as novas confirmações, o estado soma seis casos de intoxicação por metanol, sendo quatro em Curitiba, um em Almirante Tamandaré e um em Foz do Iguaçu

bebida no bar foto agencia brasil
Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Paraná confirmou duas novas mortes causadas por intoxicação por metanol nesta quarta-feira (22), elevando para três o total de óbitos registrados no estado desde setembro.

As vítimas são uma mulher de 41 anos, moradora de Curitiba, que estava internada desde o dia 11 de outubro e tinha doenças crônicas, e um homem de 43 anos, residente em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana da capital. Ele procurou atendimento na segunda-feira (20) e morreu dois dias depois. O terceiro caso, ainda em investigação, é o de um homem de 57 anos encontrado morto em Foz do Iguaçu na terça-feira (21).

Com as novas confirmações, o Paraná soma seis casos de intoxicação por metanol — quatro em Curitiba, um em Almirante Tamandaré e um em Foz do Iguaçu. Outras 15 suspeitas foram descartadas e quatro continuam em análise.

Leia também

Para reforçar o atendimento médico, o estado recebeu 424 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento da intoxicação por metanol, enviadas pelo Ministério da Saúde. Também foram distribuídas doses do medicamento fomepizol às macrorregionais de saúde, conforme critérios clínicos e laboratoriais definidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A pasta alerta para os riscos do consumo de bebidas ou produtos adulterados com metanol, substância altamente tóxica que pode causar danos renais, neurológicos e até levar à morte. A população é orientada a evitar produtos de origem desconhecida e procurar atendimento médico imediato diante de sintomas como náusea, dor abdominal, confusão mental ou visão turva.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz