Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu

Parceria para instalação da primeira "antena" do museu na América Latina começou em 2022
WhatsApp
Facebook
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu

O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou a nova missão internacional nesta segunda-feira (06) em Paris, na França, com um encontro com o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bon.

Esse é um dos maiores museus do país e do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea.

Na reunião, eles selaram a parceria que iniciou em 2022 para a instalação de uma “antena” do museu, como são chamadas as suas filiais, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, que será a primeira da América Latina.

O projeto arquitetônico será custeado pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que cedeu um terreno nas imediações do terminal para a construção do espaço cultural.

A ideia é que ele seja construído nas proximidades da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, e do Parque das Aves, duas das principais atrações turísticas da cidade, e que tenha um viés de brasilidade.

A reunião contou com a participação de Julie Narbey, diretora-geral da instituição, e Gaëlle de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Econômico e Internacional da entidade que administra o museu.

Leia também

Participaram do encontro, ainda, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o secretário de Planejamento, Guto Silva, o deputado estadual Mateus Vermelho, a diretora Jurídica da CCR, Ana Maria Rovai, e a gerente executiva de Relações Institucionais e Comunicação da CCR, Josy Tibério.

O governador destacou que o Pompidou vai consolidar Foz do Iguaçu ainda mais como um destino internacional.

“Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais recebem turistas estrangeiros no País, um dos principais pontos turísticos do Brasil e que ganhou um prêmio recentemente como 5º destino mais buscado da América do Sul. Queremos que esse novo espaço cultural se some à nossa rede de museus, que já conta com o Museu Oscar Niemeyer, e seja um atrativo a mais para a cidade e o Paraná, potencializando ainda mais a nossa indústria cultural e turística”, afirmou.

Ele também destacou que o Paraná registrou no primeiro trimestre deste ano a entrada de 360.397 turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264.235 visitantes de outros países vieram ao Estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74% – 89.266 pessoas contra 51.222 no mesmo mês do ano passado.

Ratinho Junior também apresentou os bons números econômicos do Estado para o presidente da instituição.

Ele destacou o crescimento de 5,8% de PIB em 2023, o dobro da média nacional, a maior evolução proporcional no Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central no ano passado, com 7,8%, e a menor taxa de desemprego desde 2014.

“É um cenário que nos deixa muito felizes, com grande crescimento econômico, o que ajuda a fortalecer a marca do Estado no mundo”, afirmou.

“Além disso temos grandes projetos de infraestrutura em andamento em toda região, o que ajuda no desenvolvimento e fortalece o turismo de aventura e o turismo cultural”, complementou.

“Entre as iniciativas estão a duplicação da Avenida das Cataratas, a nova Perimetral, a Ponte Brasil – Paraguai, erguida em parceria com o governo federal e a Itaipu Binacional, a maior de vão livre da América do Sul, os investimentos no aeroporto e a renovação da concessão do Parque Nacional do Iguaçu. É o momento ideal para consolidar essa nova parceria”.

Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu

A ideia é que o Paraná receba uma comitiva do Pompidou em julho, o que deve acelerar ainda mais a concepção do projeto.

Pompidou

Mais do que um museu de arte, o Centro Georges Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos.

Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes.

Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *