Consultoria internacional colabora na construção do futuro do Parque das Aves

Erik van Vliet desenvolve master plan com propostas para aprimorar a experiência dos visitantes nos espaços do atrativo

cf307b03 f209 433f bab7 aa38756c5d57

O designer de zoológicos Erik van Vliet esteve no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, entre os dias 16 e 20 de junho para uma consultoria voltada à elaboração de um plano mestre estratégico que orientará as decisões de experiências imersivas aos visitantes em médio e longo prazo.

A proposta elaborada pelo especialista reúne diretrizes destinadas a aprimorar a visita dos mais de 821 mil visitantes que passam pelo atrativo anualmente, otimizar o uso das áreas operacionais e oferecer soluções viáveis para a ampliação e modernização das estruturas do Parque.

“Esse é um momento de olhar para o futuro com responsabilidade e criatividade. O master plan é uma oportunidade de traduzir a missão do Parque em propostas concretas, alinhadas com nossos valores e com o que há de mais atual em termos de bem-estar animal e acolhimento ao público”, afirma Soraya Penzin, diretora institucional do Parque das Aves.

Leia também

Continuidade do trabalho de consultoria
Esta é a terceira vez que Erik colabora com o Parque das Aves, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2017. Sua presença neste ano consolida uma relação construída ao longo de projetos anteriores e agora ganha nova dimensão com o desenvolvimento do master plan.

A partir de esboços e sessões de brainstorming, o especialista apresentou alternativas para a reestruturação dos espaços, sempre considerando o contexto ambiental, a identidade do Parque e a viabilidade das propostas.

“A cada visita, Erik nos ajuda a ressaltar o potencial de encantamento que temos em nossos ambientes. A larga experiência dele somada aos 30 anos de existência do Parque das Aves é uma combinação perfeita para criarmos experiências ainda mais inesquecíveis aos nossos visitantes e potencializarmos o bem-estar de nossos animais e nossos colaboradores”, afirma Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Planejamento colaborativo e adaptável
O master plan que vem sendo construído por Erik não é um documento definitivo, mas uma ferramenta para visualização de viabilidade. Segundo ele, o objetivo é evitar planos inflexíveis que se tornam obsoletos em pouco tempo. Nestes dias de trabalho, com foco em sessões colaborativas, o resultado é um material prático e visual, que poderá servir tanto para decisões internas quanto para apresentações a parceiros e apoiadores.

Inspiração internacional para inovação local
A visita de Erik acontece em um contexto mais amplo de transformação e atualização do Parque. Recentemente, membros do Conselho Diretor realizaram uma viagem técnica por zoológicos de referência na Europa, com o objetivo de conhecer práticas inovadoras em experiência do público, bem-estar animal e gestão.

Os aprendizados adquiridos nessa atividade externa foram fundamentais para embasar o desenvolvimento do master plan.

“Queremos que o Parque das Aves continue sendo um espaço no qual cada visita seja memorável. Para isso, precisamos contar com muita criatividade e conhecimento neste planejamento, pois só assim seguiremos com a melhor responsabilidade em nossas ações futuras. O master plan é mais do que uma estratégia, é uma ferramenta para estimular ideias e reforçar o compromisso do Parque das Aves com a excelência para os próximos anos”, reforça Paloma.

Expertise com impacto global
Com mais de 30 anos de experiência, Erik van Vliet é reconhecido mundialmente por sua atuação ética e criativa no design de habitats imersivos. Ao longo de sua carreira, já colaborou com zoológicos e aquários na Europa, América e Ásia, sempre propondo soluções acessíveis, funcionais e inspiradoras. Sua metodologia valoriza o diálogo com as equipes locais e a adaptação às realidades de cada instituição.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

@fozdiario


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz