Com a chegada do inverno e das férias escolares, o Parque das Aves, localizado em Foz do Iguaçu, prevê receber mais de 100 mil visitantes ao longo do mês de julho. O atrativo funcionará diariamente, das 8h30 às 16h30, com uma série de atividades pensadas especialmente para famílias que buscam experiências ao ar livre, aprendizado e conexão com a Mata Atlântica, em uma proposta que valoriza o contato direto com a biodiversidade.
Colônia de Férias: uma aventura entre aves e florestas
Entre os dias 14 e 18 de julho, das 13h às 17h30, crianças de 6 a 10 anos poderão participar de mais uma edição da Colônia de Férias do Parque das Aves. A proposta é vivenciar a natureza de maneira lúdica e educativa, com atividades que despertam a curiosidade, estimulam o senso de pertencimento e promovem o contato direto com as espécies da Mata Atlântica.
“As atividades são planejadas para inspirar empatia, cooperação e respeito pelos ecossistemas da Mata Atlântica. Acreditamos que o encantamento é o primeiro passo para o cuidado, e proporcionar vivências significativas às crianças, em um ambiente que celebra a vida e a diversidade, é essencial para formar uma geração mais conectada com o mundo natural. Cada interação é uma oportunidade de sensibilização e de despertar o sentimento de pertencimento em relação à biodiversidade”, destaca Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação do Parque das Aves.
As vagas são limitadas, com possibilidade de inscrição para dias avulsos ou pacotes com desconto. Segunda-feira e terça-feira (14/07 e 15/07) já estão com inscrições esgotadas.
Leia também
Contato direto com a natureza e muito aprendizado
Na trilha de visitação do Parque das Aves, em meio à floresta, a experiência é enriquecida pelos seis viveiros de imersão, que proporcionam momentos únicos de aproximação com as aves da Mata Atlântica e aprendizado sobre a biodiversidade.
No Viveiro Os Pequenos Marrons, os visitantes encontram espécies como a jacutinga, o macuco e a perdiz. No Viveiro Aves de Rios e Manguezais, aves como guarás, garças e o papagaio-da-cara-roxa habitam um ambiente que remete a seus ecossistemas originais.
O Viveiro O Mundo dos Tucanos, inaugurado em janeiro de 2025, foi criado para abrigar tucanos, incluindo os tucanos nascidos de ovos apreendidos pela Polícia Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu em 2023.
Já o Viveiro Cecropia, que homenageia a árvore embaúba, abriga cerca de 300 periquitos, muitos deles resgatados de situações de tráfico e maus-tratos. Já no Viveiro das Araras, araras e papagaios colorem o espaço e encantam famílias com suas vocalizações e voo.
Por fim, o Borboletas e Beija-flores reúne diversas borboletas da Mata Atlântica e beija-flores da região, em um jardim vivo e vibrante.
Entre os destaques da programação, as exposições ao longo da trilha, realizadas em datas especiais ao longo de julho, apresentam curiosidades e informações surpreendentes sobre as aves e a Mata Atlântica, despertando o interesse de visitantes de todas as idades.
Complexo Gastronômico: sabores que contam histórias
Depois do passeio pelos viveiros e trilhas, os visitantes podem relaxar no Complexo Gastronômico do Parque das Aves, que reúne o Restaurante Sabores da Floresta, o Bistrô da Mata e o Café da Praça. Os pratos oferecidos são elaborados com ingredientes cultivados no próprio Parque ou adquiridos de produtores locais, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e o apoio à economia regional.
“Nosso Complexo Gastronômico é uma extensão da experiência do Parque, onde visitantes podem degustar pratos feitos aqui que utilizam ingredientes locais e sustentáveis, conectando ainda mais as pessoas com a cultura e as delícias que só a Mata Atlântica é capaz de produzir”, afirma Sandra Grego, gerente de operação e serviços do Parque das Aves.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do complexo gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz